24/05/12

Presidente da Assembleia no Sindpoa - Acompanhado de deputados conheceu as propostas da categoria

Presidente da  Assembleia no Sindpoa - Acompanhado de deputados conheceu as propostas da categoria

Nesta quinta-feira, 24/5, na sede do Sindpoa, foi realizada a reunião-almoço anual dos deputados estaduais com o segmento empresarial da hotelaria e gastronomia do Rio Grande do Sul. Além das autoridades e da diretoria, participaram como convidados os sindicatos patronais de todas as regiões do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Alexandre Postal, participou do evento acompanhado da Vice-Presidente Zilá Breitenbach (PSDB); do presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Mano Changes (PP); além dos deputados Gilberto Capoani (PMDB); João Fischer (PP); Aldacir Oliboni (PT) e Adão Villaverde (PT).
Na abertura foi apresentado um vídeo institucional contando a história e as atividades do Sindpoa. O presidente da entidade, José De Jesus Santos destacou a importância dos sindicatos patronais presentes. “São onze sindicatos situados em diferentes regiões que representam setenta e oito mil estabelecimentos e mais de setecentos mil  empregos diretos”, relatou.
Na sequencia, o presidente também informou aos convidados sobre o caderno de propostas que a entidade irá apresentar aos candidatos a prefeitura de Porto alegre neste ano. O caderno tem dez propostas que abrangem não apenas os interesses específicos da categoria, mas de todo o trade turístico com reflexos no desenvolvimento da cidade.
O primeiro diretor a se manifestar foi  Norton Lenhart que ressaltou a importância do parlamento e a necessidade de uma  aproximação cada vez maior do setor com os deputados. “É preciso que os deputados conheçam mais a realidade do nosso segmento para que não acabem aprovando projetos equivocados como  a inclusão da nossa categoria no piso regional”, exemplificou.
O Deputado Mano Changes, em sua fala, sugeriu que o Sindpoa incorporasse, em suas propostas, a criação de zonas livres de internet no Estado que iriam tornar-se um atrativo a mais para visitantes e turistas, além de democratizarem ainda mais o acesso a essa ferramenta indispensável.
Os deputados  João Fischer e Aldacir Oliboni também usaram a palavra, colocando-se à disposição para apoiar as iniciativas do setor de hotelaria e gastronomia em suas reivindicações e propostas.
Pelo setor empresarial, também  falaram  os ex-presidentes Ricardo Ritter e Cacildo Vivian. Ritter chamou a atenção sobre a importância da captação de eventos para o desenvolvimento do Estado e Vivian ressaltou a necessidade de uma tributação diferenciada para o setor devido a repercussão que detêm junto a criação de empregos, principalmente junto as faixas mais necessitadas da população. “É o primeiro emprego da maioria das pessoas”, disse.
Em seu pronunciamento, o presidente Alexandre Postal falou do seu  entusiasmo pelo empenho do setor em preparar-se para o futuro, e destacou a importância do contato com os parlamentares para que se estabeleça uma agenda voltada a projetos que propiciem  o desenvolvimento da Capital e do Estado. "Falar de eventos como a Copa do Mundo, ou em obras como o Cais Mauá e a ampliação do aeroporto, é abordar questões ligadas ao Sindpoa. A entidade congrega a rede hoteleira e de gastronomia, e a qualidade na prestação desses serviços é fundamental para se estabelecer uma imagem atraente para os turistas”, considerou. Postal  também visitou as dependências do Centro de Qualificação Empresarial do Sindpoa, considerado um dos mais completos do setor no Rio Grande do Sul. Também foram homenageados, de forma especial, o chef  Marcus Vinicius Monteiro e seus alunos da Faculdade de Gastronomia do Senac, que elaboraram o cardápio da reunião-almoço.