26/07/07

Qualificação em hospitalidade ganha apoio de entidades do receptivo turístico

Terceira cidade brasileira que mais atrai turistas estrangeiros em viagem para participar de eventos e convenções e por motivo de negócios, Porto Alegre recebeu em 2005, segundo os dados consolidados do mais recente Anuário Estatístico publicado pela Embratur (2006), 126,2 mil visitantes do exterior com esse perfil. O número confirma a capital gaúcha como um dos principais destinos do país em se tratando desse segmento do turismo e, ao mesmo tempo, reforça a necessidade de que o receptivo e o setor de serviços estejam em constante qualificação para atender a demanda e bem receber os viajantes.

É com esse objetivo que o Escritório Municipal de Turismo, por meio de convênio com o Ministério do Turismo, está oferecendo 320 vagas gratuitas para cursos de capacidade do Programa de Qualificação em Práticas de Hospitalidade. As vagas são destinadas a taxistas, frentistas, funcionários de hotéis, bares e restaurantes, comerciantes formais e guias de turismo.

As entidades representativas dessas categorias profissionais conheceram detalhes do programa e do conteúdo dos cursos em encontro promovido pelo Escritório Municipal no último dia 24. Com isso, estas associações e sindicatos passam ser importantes parceiros na mobilização do público-alvo do programa, que será executado profissionais da Coodestur - Cooperativa de Formação e Desenvolvimento do Turismo.

Os interessados na qualificação participarão de três módulos de cursos que totalizam 40 horas, realizados apartir de agosto, em finais de semana, sempre das 8h30min às 18h30min. O primeiro módulo "A Cidade e os Eventos", será no dia 18 de agosto; o segundo, "O Turismo e a Cidade de Porto Alegre, nos dias 19 e 25 de agosto; e o terceiro módulo acontecerá nos dias 01 e 02 de Setembro e abordará o tema "Hospitalidade e Excelência no Atendimento". As aulas serão ministradas no Colégio Marista Rosário, localizado na Pça. Dom Sebastião, 02.

As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto, na sede do Escritório Municipal de Turismo (Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa), por empregadores, entidades e pelos próprios profissionais, mediante comprovação de vínculo empregatício. Guias de turismo devem apresentar a carteira de registro na Embratur. Mais informações pelo telefone 3212.3464 - ramal 36.

Fonte: Assessoria de Imprensa Escritório Municipal de Turismo