16/05/13

Risco da superoferta na rede hoteleira -

Estudo do Senac de São Paulo mediu o risco da superoferta hoteleira das 12 cidades-sede da copa do mundo de 2014.
Segundo o trabalho, denominado “Placar da Hotelaria 2015”, Porto Alegre e o Rio de Janeiro são mercados que devem ter cautela após a realização do evento.

Isso em função dos níveis de ocupação que dificultam a obtenção de boas margens operacionais e comprometem a rentabilidade do investimento hoteleiro.
O Programa Realidade Hoteleira do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, que mede a taxa de ocupação dos hotéis da capital, mostra essa tendência.

Segundo esse indicador, as taxas estão em queda desde agosto do ano passado. Em abril a Taxa de Ocupação Média dos últimos doze meses foi 56,53% contra os 60,90% que apontava a mesma Taxa Média dos últimos doze meses em Agosto de 2012, portanto já acumulando uma queda de 7,73% nestes últimos oito meses.

- Isso é resultado do fraco desempenho da economia como um todo e da redução do número de eventos na capital, associado a uma oferta crescente de novas unidades habitacionais. -  analisa o presidente do Sindicato, Daniel Antoniolli.

Apesar disso, as diárias médias subiram em Porto Alegre, devido ao aumento explosivo das despesas com a folha de pagamento,  o item com o maior peso dentro da estrutura de custos dos estabelecimentos hoteleiros.