15/08/13

Rotas Tchê

Foto: Anselmo Cunha/PMPA
O projeto “Capitais Gaúchas – Rotas Tchê”, de desenvolvimento do Turismo no Mercosul deverá ser apresentado na 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, que ocorrerá em Porto Alegre de 27 a 29 de novembro.

A proposição foi formulada nesta quarta-feira, 14, na reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, realizada no Plaza Porto Alegre Hotel.

Rotas Tchê foi lançado em março de 2012, no 8º Congresso da UTT realizado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, à época coordenadora do colegiado de Turismo da Rede Mercocidades.

O objetivo do projeto é reunir produtos e atrativos turísticos de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Uruguai, Argentina entre outros países do bloco regional em roteiros integrados nos segmentos de enoturismo, cidades históricas, de espaços naturais, de feiras, congressos e negócios, e de gastronomia, por exemplo.

A instituição do “passaporte Mercocidades” como um documento que permita o trânsito das pessoas em todas as regiões também foi pauta do encontro. Segundo o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o documento comum ajuda a proposta de integração das Rotas Tchê. A ideia é que um dos segmentos prioritários das Rotas Tchê sirva de piloto para a adoção do passaporte como mais um elemento de integração regional.