16/09/13

Salário na hotelaria e gastronomia

Em encontro com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, Marcelo Danéris, as  centrais sindicais entregaram, nesta segunda-feira, 16, pedido de reajuste de 16,81% do Salário Mínimo Regional de 2014.

O tamanho do reajuste leva em consideração a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e do Rio Grande do Sul e o índice de inflação registrado em 2012.

Além disso, conforme o presidente da Central de Trabalhadores Brasileiros do Estado (CTB-RS), Guiomar Vidor, o objetivo é recompor a diferença entre os salários mínimo regional e o nacional.

Atualmente, empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares ganham R$ 770. Com o aumento passariam a ganhar R$ 899,43.

Contrário ao estabelecimento de um salário minimo, os empresários do setor de hotelaria e gastronomia acreditam que ele interfere nas negociações coletivas feitas diretamente entre empregados e empregadores.

- São nestas negociações que acontecem os verdadeiros avanços tanto para trabalhadores como para empregadores porque se baseiam na realidade  econômica de cada categoria e não na ficção de um decreto – ressalta o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José De Jesus Santos.