17/08/08

Seminário de Gastronomia - Tendências e desafios da gastronomia

Daniel Antoniolli, Presidente do SINDPOA e do Comite Setorial de Turismo, participou da abertura do evento.

As principais tendências do setor de gastronomia e os desafios das micro e pequenas empresas nesse cenário foram alguns dos temas abordados no Seminário de Gastronomia, que ocorreu , dia 14 de agosto, às 14 horas, na Universidade Sebrae de Negócios (USEn).

De acordo com o gestor do Pólo de Gastronomia na Região Metropolitana,
Roger Klafke, a demanda pela realização do seminário surgiu da intenção do projeto em manter atualizado os integrantes do projeto. “Para consolidar Porto Alegre como uma referência em gastronomia no Brasil e no mundo, temos que nos atualizar constantemente, qualificando o atendimento, comercializando alimentos com garantia de segurança e adotando processos de qualidade”, destaca.

Conforme Klafke, o seminário dá oportunidade para novas empresas conhecerem as ações do projetoPolo Gastronomico . “Existe um conjunto de estabelecimentos que aguarda para participar do pólo e esta será a chance dessas empresas se candidatarem”, ressalta. O novo grupo de participantes será recebido pelos empresários dia 28 de agosto, às 15h, na USEn.

Entre as ações do projeto POLO GASTRONOMICO  se destacam o Programa de Alimentação Segura, que certifica a qualidade dos alimentos; e, o Programa Gestão de Qualidade, que qualifica o processo de gestão e a avaliação da gestão das empresas pelo sistema do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Em setembro, o grupo irá realizar o Circuito Gourmet, uma promoção conjunta para fortalecer a vocação para a gastronomia da cidade, além de dar visibilidade aos estabelecimentos; e realizará uma missão para a Nova Equipotel - Feira de Hotelaria e Gastronomia da América Latina, em São Paulo. Além disso, foram desenvolvidos indicadores do setor de gastronomia, para que as empresas tenham um parâmetro nos seus processos de gestão.

O palestrante e presidente do Conselho de Administração Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes , Célio Salles, acredita que o principal desafio do setor hoje é profissionalizar a gestão da empresa. “Não é permitido que os profissionais ajam intuitivamente tendo à disposição as melhores técnicas”, alerta. Conforme ele, apesar de o Supersimples, o novo regime de tributação para as micro e pequenas empresas, ter significado um grande avanço para a gestão dos bares e restaurantes, outras obrigações como as sanitárias e trabalhistas exigem a profissionalização do setor. Para ele, o desafio é estruturar as micro e pequenas empresas, definir procedimentos e treinar pessoas para executar as atividades com eficiência e qualidade.

Na programação do evento foram apresentadas as  palestra de apresentação do Pólo Gastronômico de Porto Alegre; a  palestra com a coordenadora de Recursos Humanos, Aline Leripio Munhoz, e a nutricionista, Talita Drecksler, do Kurotel (Clínica de Longevidade e SPA), que abordaram os benefícios da implantação de sistemas de gestão pela qualidade ( PGQP) . tambem a arquiteta e  consultora de empresas, Arlete Lubianca, falou sobre como criar valor para o seu restaurante; e, para finalizar, o empresario  Célio Salles,trouxe nformações e tendências do setor de alimentação fora do lar.

O projeto Pólo Gastronômico de Porto Alegre atende 34 restaurantes de micro e pequeno portes de Porto Alegre. O objetivo é aumentar o faturamento das empresas e garantir a segurança alimentar na produção de alimentos por meio da profissionalização da gestão e da qualificação da mão-de-obra. A meta principal do grupo é elevar o faturamento médio anual em 10% até dezembro de 2009.

O projeto é desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA ),  o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ,Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).