25/11/07

Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre completou 65 anos nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 26 de novembro, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPOA), comemora 65 anos desde que a sua carta sindical foi expedida. Fundado como Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Porto Alegre, em 1942, alterou a sua denominação neste ano atendendo a necessidade de valorização e modernização da marca. “São poucas entidades associativas empresariais que chegam aos 65 anos de idade com tamanha força e representatividade, por isso acho que toda a categoria está de parabéns”, afirma o presidente do  Sindicato, Daniel Antoniolli. A defesa dos interesses específicos de sua categoria, formada por mais de oito mil micro e pequenos estabelecimentos da cidade e da Grande Porto Alegre (abrangência de sua representatividade), tem sido o ponto forte da atuação do Sindicato. O setor é responsável pelo emprego direto de mais de 70 mil pessoas nesta região, com uma enorme repercussão na vida econômica e social da comunidade. “ Quando falamos em Hotelaria e Gastronomia não nos referimos apenas ao lazer e ao turismo, mas também no dia-a-dia de milhares de consumidores que dependem de nossos serviços, principalmente na área de alimentação”, ressalta Antoniolli. Neste sentido, uma das prioridades de maior alcance social do Sindicato, tem sido a qualificação de empresas e de empregados, através de parcerias com o sistema “S”, (Sebrae, Senac, Senai, Sesc), universidades, entidades empresariais e de trabalhadores e do governo estadual, municipal e federal que possibilitam o treinamento de centenas de colaboradores. Um bom exemplo desse esforço é a sua sede própria, na rua Barros Cassal 180/8º andar, onde mantém um moderno centro de qualificação e treinamento com infra-estrutura adequada para os cursos nas mais diversas áreas afins. A mobilização da categoria, as pesquisas do mercado hoteleiro e restauranteiro, assim como a presença permanente de suas assessorias junto a Assembléia Legislativa e Câmara Municipal, acompanhando a tramitação de projetos que tratam do setor, são exemplos da ação permanente do Sindicato. As iniciativas de planejamento para o futuro, com reflexo em toda a cadeia produtiva do setor, como o planejamento do Turismo de Porto Alegre, em andamento, é outro exemplo que atesta o tamanho dos desafios propostos pelo Sindicato e que deverão aumentar por conta do momento político e econômico que vive o Rio Grande do Sul. “Somos os olhos e ouvidos deste setor que, por ser integrado, na sua grande maioria, por pequenas empresas, precisa ter um Sindicato forte e representativo, ciente de sua responsabilidade tanto para os seus associados como para a comunidade”, finaliza Antoniolli.