05/01/12

Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de POA reivindica exclusão do setor no projeto do piso regional

Foto: Eduardo Quadros

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de POA, José de Jesus Santos, acompanhado dos vice-presidentes e diretores da entidade, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), nesta quarta-feira (4), para tratar sobre a preocupação do setor em relação à inclusão da categoria no projeto de lei que estabelece as faixas salariais para o piso regional. O projeto foi entregue ao presidente da ALRS e demais deputados, pelo Executivo, no dia 20 de dezembro de 2011.

De acordo com Santos, o piso regional foi criado com o objetivo que proteger aqueles empregados que não possuem sindicatos organizados, por isso, segundo ele, os trabalhadores da gastronomia, hotelaria e similares, têm a proteção da entidade. “Nós entendemos que a inclusão é inconstitucional, inclusive porque cerceia a livre negociação entre empregadores e empregados, que desde 1942 viemos negociando e chegando a um bom denominador", explica o dirigente da entidade, que ressalta que a inclusão dos colaboradores ligados ao seu sindicato não está no conceito inicial do piso regional, por isso, o desejo da entidade é a exclusão do setor do projeto original.

Villaverde sugeriu que seja instalada uma reunião com os integrantes da secretaria estadual da Fazenda e com a secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para tratar do tema e se comprometeu em articular com os chefes das duas pastas para que esse encontro ocorra ainda no mês de janeiro.

Fonte: Mariela Carneiro - MTE 13928 | Presidência - 13:33-04/01/2012 - Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373/Agêcia de Notícias ALRS