07/11/12

Sindpoa 70 anos - Artigo do Presidente José De Jesus Santos no Jornal do Comércio de Porto Alegre.

O mês de novembro estava sendo aguardado com grande expectativa pela hotelaria e gastronomia da capital e do Estado. Duas datas marcarão o mês: dia 9, quando será festejado o dia do hoteleiro e do restauranteiro e o dia 26, quando o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto alegre (Sindpoa) comemorará 70 anos de fundação.  Foi, portanto,  em 1942 que  de forma oficial um grupo de empresários do ramo, de Porto Alegre e da região metropolitana, se uniu para a criação do então Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre. Certamente uma das instituições mais antigas do Brasil e que nasceu na esteira da Consolidação das Leis do Trabalho que mudou as relações entre patrões e empregados no País.
Pode-se dizer, portanto, que essa categoria  esteve organizada desde aqueles primeiros momentos da nova realidade brasileira,  formada por empresas  de pequeno e médio porte e por isso mesmo  consciente da importância da união patronal  para manter o  equilíbrio e às boas relações de trabalho. Um relacionamento, aliás, pautado pelo respeito e pela consciência da importância de cada elo da corrente, do empregado e empregador.  Não é à toa que o nosso sindicato, inúmeras vezes, se confunde com a classe laboral, não apenas porque possui uma ação reconhecida na formação e na qualificação da mão-de-obra, mas também pelo perfil de seu empresariado que,  invariavelmente,  iniciou no ramo como empregado.  Essa verdadeira simbiose talvez seja um dos motivos da força e da longevidade do nosso Sindicato, que atua na defesa da  sua categoria, mas que importa a preocupação de toda a cadeia produtiva do setor, integrada à indústria do turismo. Uma área que envolve  serviços absolutamente essenciais, como o bem receber, o bem acolher e o bem alimentar, que são marcas tradicionais do povo gaúcho, potencializadas em nossos estabelecimentos . Outra força, nestas sete décadas de existência, certamente tem sido o alinhamento permanente, com as atitudes inovadoras e pioneiras, na busca da melhoria constante da gestão das empresas do ramo.  Portanto, convidamos a todos a comemorar conosco essas datas que servem para lembrar o pioneirismo dos empreendedores gaúchos, também neste importante ramo econômico do País.