16/04/09

Sindpoa apresenta potencial turístico da cidade para Vereadores

Vereadores e representantes da Hotelaria e Gastronomia
Sindpoa apresenta potencial turístico da cidade para Vereadores

Nesta terça-feira, 14/4, a diretoria do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) recebeu para reunião-almoço os vereadores da capital. Na oportunidade, o presidente da entidade, Cacildo Vivian, empossado em março deste ano, apresentou o quadro atual da hotelaria e gastronomia da cidade. “ O encontro serviu principalmente para que os vereadores que assumiram neste ano tenham conhecimento sobre a importância do setor no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva  municipal”, afirmou Vivian.

Participaram da reunião 22 vereadores liderados pelo Presidente da Câmara, Sebastião Melo, que aproveitou para convidar o Sindpoa para que participe da discussão do Plano Diretor de Porto Alegre. Melo acredita que a aproximação entre o setor público e privado é decisiva para o enfrentamento de vários problemas da cidade, inclusive os investimentos necessários para o setor turístico. Para o vereador, as parcerias público privadas são a única maneira de avançar nesta área  “ Os recursos públicos são cada vez menores”, afirmou. Como exemplo nesta parceria citou a presença constante do Sindicato na Câmara Municipal sempre com uma agenda propositiva, com sugestões que beneficiam não apenas o setor mas  toda a sociedade.

Os vereadores tiveram conhecimento, através da apresentação feita pelo vice presidente do Sindpoa, Daniel Antoniolli, que Porto Alegre possui 86 hotéis turísticos com 6.851 unidades habitacionais com uma ocupação média, no ano passado, que atingiu 56,50%. Em outros meios de hospedagens (flat, pousadas, pensões e motéis), o número chega a 250. São mais de 5.500 empregos diretos gerados na cidade com uma média de 22 pessoas empregadas por estabelecimento.

Na Gastronomia o Sindpoa possui 4.345 estabelecimentos cadastrados que empregam cerca de 35 mil pessoas, sendo a maioria mão de obra familiar ( 72,96%). A quase totalidade do setor é formado micro e pequenas empresas que lutam num mercado cada vez mais competitivo.

Também foi enfatizado na reunião o potencial turístico da cidade a ser explorado. “ A transformação da orla do cais do porto em atrativo turístico não irá trazer benefícios apenas para o visitante mas toda a população da cidade que ficará, novamente, de frente para o Guaíba”, afirmou o Presidente Cacildo Vivian.

Recente pesquisa realizada pelo Sindpoa, no âmbito do Planejamento Estratégico do Turismo da capital, demonstrou que os negócios ainda são a principal motivação das pessoas que visitam a cidade (47,7%) e a satisfação dos turistas com relação à cidade  é alta (82,2%). Os parques superaram as expectativas de 47% dos turistas e a natureza de 45%.A grande maioria, 96,2%, acha o povo gaúcho, receptivo, cordial, adorável e amigável. “São características naturais importantes que precisam ser potencializadas e o perfeito entendimento entre o setor público e privado pode ajudar em todos os sentidos”   completou Cacildo Vivian.

Além do presidente Sebastião Melo participaram da reunião-almoço os vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Alceu Brasinha, Beto Moesch Dr. Raul, Dr. Thiago Duarte, Elias Vidal, Ervino Besson, João Carlos Nedel, João Pancinha, Luiz Brás, Marcello Chiodo, Maria Celeste, Mario Manfroi, Mauro Zacher, Nelcir Tessaro, Paulinho Ruben Berta, Reginaldo Pujol, Toni Proença, Valter Nagelstein e Waldir Canal.

Fonte:Assessoria de Imprensa SINDPOA

Foto: Tonico Alvares/CMPA