09/09/13

Sindpoa engajado no “Chega de Mordida” - Entidade alerta sobre aumento do custo da alimentação

Participação do Sindpoa no Movimento Chega de Mordida em 23 de julho
O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) está engajado no movimento “chega de mordida”, das entidades do comércio do Rio Grande do Sul. A ação é contra a cobrança da diferença de alíquota do Simples para micro e pequenas empresas feita pelo governo do Estado.

Nesta terça-feira, 10, a matéria será apreciada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, ressaltou o aspecto social que a medida poderá trazer, ligada ao segmento da gastronomia. “Grande parte dos insumos que fazem parte da alimentação que é servida diariamente a milhares de pessoas em nossos estabelecimentos, vem de fora do Estado e acabam pagando esse pedágio, encarecendo produtos essenciais como os laticínios, os frios e as carnes, por exemplo”, disse.

Toda a linha de descartáveis utilizados nos restaurantes, como guardanapos, copos plásticos e maquinários também são onerados pela alíquota de ICMS para produtos comprados fora do Estado, que é de 5%. O empresário lembrou, igualmente, que 90% do setor da gastronomia do Rio Grande do Sul são empresas de micro e pequeno porte e que se beneficiariam diretamente com a medida. O presidente da CDL de Porto Alegre, entidade que lidera o movimento, Gustavo Schifino, informa que os empresários irão sair às ruas nesta terça para pressionar os deputados. “Vamos lotar o plenário da Assembleia Legislativa”, afirmou.