27/11/12

Sindpoa festejou 70 anos de atividades - Confraternização reuniu associados e autoridades no centro histórico

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), uma das instituições mais antigas do Brasil, originada na esteira da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),  comemorou 70 anos de atividades  nesta segunda-feira, 26/11.

A confraternização reuniu mais de 250 pessoas em jantar ocorrido no Chalé da Praça XV, no Centro  Histórico da Capital.

O presidente do Sindicato, José De Jesus Santos, destaca que, apesar da entidade ter sido implementada em 26 de novembro de 1942 (há 70 anos), um grupo de empresários da hotelaria e gastronomia já se reunia, desde 1932, preocupados com a representação, integração e desenvolvimento do setor.

- Foi com a CLT, em 1942, que eles receberam a carta sindical e criaram o Sindpoa, preparados para enfrentar aquele novo momento no País. Atualmente, oito mil estabelecimentos de Porto Alegre e da Região Metropolitana são associados ao sindicato. Nossos filiados empregam mais de 100 mil pessoas -   contabiliza Santos.
A confraternização contou com a presença da Secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, representando o Governador Tarso Genro e do prefeito municipal José Fortunati.

-  O Sindpoa é uma das entidades mais  representatividade e atuantes da capital. É uma entidade que critica, mas igualmente participa com sugestões para a melhoria de toda a cidade – ressaltou  Fortunati.

Ele também parabenizou a entidade pela escolha do local da confraternização.

- Não poderia ser melhor, pois o Centro Histórico da Capital é o símbolo do novo que atua de forma conjunta com a tradição em nossa cidade – referiu.

Também prestigiaram o evento o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul,  Alexandre Postal e o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Mauro Zacher.

O  Secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, também compareceu na solenidade, assim como inúmeros vereadores e deputados estaduais e presidentes de entidades coirmãs de todo o Rio Grande do Sul.

Em sua fala, o presidente do Sindpoa saudou aos presentes, agradecendo a presença de todos  e mencionou o conceito estratégico que irá nortear as ações do Sindpoa em 2013, a partir do planejamento  estudado junto com a sua diretoria.

- Queremos transformar o setor de hotelaria e gastronomia e a indústria do turismo como protagonistas de maior peso nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de Porto Alegre – disse.

Homenagens
Na ocasião, os ex-presidentes João Antonio Klee, Ricardo Ritter, Daniel Antoniolli e Cacildo Vivian, em nome de toda a categoria, homenagearam as empresas com 70 anos ou mais que ainda atuam na capital.

Antes, porém, foi feita uma homenagem especial ao empresário Sizenando Venturini, pioneiro na construção do Sindicato e que  se mantem atuante na atividade de hoteleiro.

- Essa homenagem simboliza nosso agradecimento a todos os ex-presidentes pelo respeito, dedicação e empenho na defesa dos interesses de nossa categoria – afirmou o presidente De Jesus.

Receberam as respectivas comendas os empresários  Diamantino Fernandes  representante do Café e Confeitaria Matheus, empresa com 70 anos de atividade; Nelson Ferreira, do Hotel Palácio, em atividade há 70 anos; Pedro Antonio Soares, do Café Pan Americano, empresa com 70 anos de atividade; Melissa Sanzi  Giacobo, do restaurante Copacabana, empresa com 73 na os de atividade; Marco Piccoli, representante do Hotel Erechim, com 77 anos de atividade; Jorge Aita, representante da Churrascaria Santo Antonio, empresa com 77 anos de atuação; Paulo Henrique Gottert, da Banca 40 do Mercado Público, empresa com 85 anos de atividade; Luiz Cezara Depoia, do Clube do Comércio de Porto Alegre, empresa com 116 anos de atividade; João Alberto Cruz de Mello, do restaurante Gambrinus, com 123 anos de atividade e Edemir Simonetti, do Chalé da Praça XV, empresa  com 127 anos de atividade.