08/01/12

Sindpoa na Assembleia Legislativa

Na pauta o projeto do piso regional

O presidente José de Jesus Santos, acompanhado dos vice-presidentes e diretores da entidade, começou o ano indo na Assembleia Legislativa defender os interesses da categoria. Na quarta-feira, 4/1, se reuniu com o presidente Adão Villaverde, para tratar da  inclusão da categoria no projeto de lei que estabelece as faixas salariais para o piso regional. O projeto foi entregue ao presidente da ALRS e demais deputados, pelo Executivo, no dia 20 de dezembro de 2011.  “ O governo  surpreendentemente desconsiderou que esses trabalhadores  são organizados em sindicatos fortes, que anualmente fazem suas negociações diretamente com os respectivos sindicatos patronais, portanto, excluídos da Lei do Piso” ressaltou De Jesus Santos. Com isso, o próximo dissídio que já pode ser naturalmente tenso devido aos índices irreais acima da inflação, indicados pelo governo, no caso de nossa categoria, exigirá ainda maior atenção, devido a esse complicador.   O  Sindpoa, celebra acordos com trabalhadores há 70 anos, extensivo a seis municípios da região metropolitana. Outras doze entidades patronais no Estado, além da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, realizam rodadas de negociação com dezenas de sindicatos e centrais sindicais de trabalhadores devidamente organizadas  do Rio Grande do Sul. A interferência  do governo neste processo serve para desestimular a iniciativa de empresários e trabalhadores ao diálogo e a livre negociação, que sempre foram muito transparentes e produtivas neste segmento. O presidente Villaverde sugeriu que seja promovida uma reunião com a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para tratar do tema e se comprometeu em articular com os chefes da pasta para que esse encontro ocorra ainda no mês de janeiro.