23/05/13

Sindpoa na linha de frente em defesa da categoria - Reuniões com vereadores e secretaria de turismo marcaram últimos dias

Dois importantes eventos promovidos pelo Sindpoa concorreram para movimentar o trade turístico e a defesa da categoria, no Rio Grande do Sul.

O primeiro foi a reunião-almoço realizada na sede da entidade, no dia 23/5, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Dr. Thiago Duarte, acompanhado de 19 dos 36 vereadores da Câmara.

Na oportunidade, eles fecharam questão  sobre um ponto importante para o turismo da capital que é  a construção do Centro de Eventos “ em Porto Alegre”, como enfatizou o presidente José De Jesus Santos em seu discurso.

Os vereadores Engenheiro  Comasseto e Sofia Cavedon, ambos do PT,  ligaram para o gabinete do governador para esclarecer aos presentes sobre boatos de que o governo já teria escolhido um local fora de Porto Alegre para a construção da obra, o que “ não procede”, afirmaram os petistas.

O segundo evento foi uma café-da-manhã, no dia 27/5, com vereadores e representantes do trade turístico do Estado com a presença da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul com o objetivo de promover o esclarecimento sobre as questões levantadas na reunião-almoço com os vereadores, ou seja, a localização centro de eventos.

Como resultado do encontro foi criado de imediato um comitê  em defesa da capital como o local para construção do Centro de Eventos do Rio Grande do Sul. “Porto Alegre é a capital de todos os gaúchos e não vemos razão para que a construção desta obra seja realizada em outra localidade” ressaltou o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José De Jesus Santos.

A maior disponibilidade de infraestrutura hoteleira, de lazer e cultural, preponderante na escolha para um evento, além da própria estrutura do local para a sua realização,  foi como um dos argumentos mais fortes à favor de Porto Alegre. “O Turismo de Porto Alegre que já  foi o segundo lugar em captação de eventos, agora está em  6º, ou seja, está perdendo espaço” ressaltou a Secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira. Ela defendeu a construção da obra na capital como uma das formas de reverter esse quadro.

A superoferta na rede hoteleira da capital que, até 2015, terá mais 16 hotéis também preocupa o setor. “A taxa de ocupação vem caindo a cada ano e apenas com o crescimento da demanda é que poderemos superar essa crise” destacou o presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, Daniel Antoniolli.
Uma carta será levada ao governador Tarso Genro com o posicionamento das entidades, assinada, também, por todos os vereadores que aprovaram uma moção especial neste sentido.
A prefeitura municipal de Porto Alegre já ofereceu ao governo Estadual local para a construção do equipamento que já possui R$ 50 milhões captados através do Ministério das Cidades.

Entidades integrantes da Comissão
Além dos vereadores da capital, assinam o documento que será entregue ao governador as seguintes entidades:

1.    PORTO ALEGRE & REGIAO METROPOLITANA  CONVENTION & VISITORS BUREAU

2.    ABAV RS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM