08/11/11

Sindpoa na Tribuna da Câmara de Porto Alegre

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Presidente fez balanço para homenagear categoria e comunidade

O Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), José de Jesus Santos, ocupou a tribuna popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira, para fazer um balanço das atividades do setor neste ano. Ele foi acompanhado da diretoria da entidade. “ Porto Alegre vai ser sim uma das sedes mais bem organizadas para a Copa do Mundo”, enfatizou o empresário na sua fala aos vereadores. De Jesus disse que a recente perda da Copa das Confederações deve servir apenas de lição, “mas não de castigo” e que todos os setores envolvidos devem se manter unidos para que não se percam mais prazos. Lembrou que a capital foi a 10ª cidade mais visitada por estrangeiros do Brasil e que o Estado, na 6ª colocação, é o segundo  que mais recebe turistas que entram no País via terrestre. Para o empresário, a permanência de mais tempo destes visitantes na cidade, que chega a mais de um milhão  apenas de argentinos por ano é vital para o desenvolvimento econômico da região. “Precisamos melhorar a percepção por parte da sociedade gaúcha do nosso potencial turístico”, disse. Entre as ações que o Sindpoa realiza para atingir essa meta De Jesus ressaltou os 120 cursos voltados a qualificação do atendimento realizados apenas neste ano, voltados a hotelaria e gastronomia e também estendido a outros setores. “O curso de dicas turísticas, promovido em parceria com a prefeitura municipal, recebeu policiais da Brigada Militar que fazem o policiamento de praças e do Palácio Piratini”, exemplificou. O plano para a revitalização sustentável do centro histórico da cidade, feito em parceria com a Federasul e apoio da CDL Porto Alegre e do Sindilojas, também foi destacado pelo dirigente. “Esse plano, além do compromisso no apoio às ações da prefeitura, contém detalhamento de ações institucionais, urbanísticas, econômicas e de divulgação e marketing para a preservação e valorização do coração da cidade”, disse De Jesus. Os vereadores prestigiaram a presença do Sindpoa na Casa. Ocuparam o microfone para saudar o discurso, além da presidente Sofia Cavedon, os seguintes vereadores: Reginaldo Pujol , João Antônio Dib,  Luciano Marcantônio, Mauro Zacher,  Dr. Raul – Professor Garcia, Beto  Moesch , João Carlos Nedel, Toni Proença , Elias Vidal, Paulinho  Rubem Berta, Waldir  Canal, Airto Ferronato, Bernardino Vendrusculo, Nelcir Tessaro- Tarciso Flecha Negra,  Pedro Ruas-  Adeli  Sell, Aldacir José Oliboni,  Maria Celeste, Mauro Pinheiro, DJ Cassia e Idenir   Cechin.  A fala também foi alusiva ao dia do Hoteleiro e Restauranteiro que ocorre nesta quarta-feira, 9/11, e que será comemorada em todo o Estado do Rio Grande do Sul.   O programa comemorativo se estende durante o mês de novembro e contará, também, com pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado,  reforçando o caráter estadual da iniciativa. O pronunciamento alusivo será feito pelo líder do DEM na Assembléia Legislativa, Deputado Paulo Borges.