19/05/09

SINDPOA NEWS: Ampliação do horário para mesas na rua

Ampliação do horário para mesas na rua

Vitória da persistência e do diálogo

Uma vitória da persistência em torno de uma causa que parecia perdida, da mobilização e do diálogo. Assim se pode resumir a vitória da categoria representada pela aprovação, nesta segunda-feira, 18/5, pelo plenário da Câmara Municipal do Projeto de Lei que ampliava os horários para bares, restaurantes e lanchonetes manter mesas e cadeiras sobre os recuos de jardins e calçadas em Porto Alegre.

Diretoria do SINDPOA reunida com lideranças dos partidos

A presença da Diretoria do SINDPOA, permanentemente mobilizada junto aos líderes dos partidos na Câmara (foto) e igualmente no corpo-a-corpo com os demais vereadores, surtiu efeito.

- O peso dos argumentos em benefício não apenas das empresas em particular, que é uma realidade, mas de toda a repercussão econômica e social que a aprovação deste projeto representa para a comunidade portoalegrense, sensibilizou a maioria dos vereadores – explicou o presidente do SINDPOA, Cacildo Vivian.

Na sessão do dia 11 de maio, o Projeto havia sido rejeitado, obtendo 17 votos favoráveis e 14 contrários. Como a diferença, no entanto, havia sido de apenas três votos, o vereador Brasinha apresentou requerimento pedindo renovação de votação da matéria.

Na renovação da votação, ocorrida na data de ontem, o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Alceu Brasinha (PTB), recebeu 21 votos favoráveis, 10 contrários e 01 abstenção, como também as Emendas propostas pela Vereadora Fernanda Melchionna e do Vereador Reginaldo Pujol, foram aprovados pelo plenário. O referido projeto amplia o horário até as 2 horas da madrugada, para colocação de mesas e cadeiras nas sextas feiras, sábados e vésperas de feriado e mantém o limite até a meia noite nos demais dias, com uma tolerância de 30 minutos.

Com a aprovação do Projeto e Emendas pela Câmara de Vereadores, o mesmo segue agora para a sanção do Prefeito Municipal.

A persistência em torno desta causa, por parte do Sindicato, e a sensibilidade dos vereadores em relação ao futuro econômica da cidade - que deseja se transformar num centro turístico internacional, alinhado com as principais capitais do País e do mundo - no entanto, fez a diferença e o resultado apareceu. Trata-se de mais uma vitória coletiva da categoria.

Fonte: Assessoria de Impresa SINDPOA.