01/06/09

SINDPOA NEWS: Copa do Mundo de 2014 - Hotelaria e Gastronomia festejam

Copa do Mundo de 2014

Hotelaria e Gastronomia festejam

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA), Cacildo Vivian saudou a confirmação de Porto Alegre como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014. “Do ponto de vista da Gastronomia e da Hotelaria os jogos poderiam começar nesta semana”, afirmou o dirigente.

A capital possui 86 hotéis considerados turísticos (diárias acima de trinta reais – Single). São 12 mil leitos que somados aos da região metropolitana e serra superam o exigido pela FIFA. “A taxa de ocupação da rede hoteleira de Porto Alegre em 2008 foi de 56%, ou seja, temos espaço para atender a grande demanda. Isso sem contarmos com os novos empreendimentos que certamente virão”, afirma Cacildo Vivian.

Na gastronomia, segundo dados do SINDPOA a região possui cerca de nove mil empresas ativas entre restaurantes, lancherias, bares e similares. Cursos de treinamento para garçons, recepcionistas, com palestras de orientação que atendam as especificidades dessa demanda já foram iniciadas, inclusive com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre. “Saber tudo sobre a cidade como a sua geografia, os seus principais pontos turísticos e a sua história e a forma como lidar com pessoas portadoras de deficiência,  tanto permanente como provisória, são alguns exemplos do conteúdo destes cursos promovidos pelo Sindicato”, ressalta Vivian.

Entre as preocupações do setor se destaca a desaceleração econômica após a Copa do Mundo. O que fazer com a mão-de-obra contratada para suprir essa demanda excepcional é um exemplo. A resposta, segundo Cacildo Vivian, está na maneira como a cidade passará a encarar o setor turístico a partir de agora.

Para se evitar essa desaceleração é preciso que a cidade veja o turismo como algo permanente, com ações continuadas para dar sustentabilidade a todos os investimentos públicos e privados que serão necessários” – defende Vivian.

Como “marco zero” para essa mudança o empresário aponta a revitalização do cais de Porto Alegre. “ Para o setor,  a realização desta obra simbolizará um novo patamar das relações entre a cidade e os seus visitantes e um novo momento para o turismo da cidade”, acredita Cacildo Vivian.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINDPOA.