25/05/08

SINDPOA participa do “futuro de Porto Alegre”

Daniel Antoniolli, presidente do SINDPOA, debatendo no PAINEL- Desenvolvimento Econômico, sobre ações do futuro de Porto Alegre
O Presidente do Sindicato, Daniel Antoniolli, apresentou nesta quarta-feira, 21/5, o planejamento estratégico para o turismo de Porto Alegre no Fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Entre as ações do plano, citou o reforço da imagem de Porto Alegre como a Capital brasileira da qualidade de vida; maior exploração de eventos; construção de um equipamento de grande porte para abrigar tais eventos; repasse de parte do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para criação de um Fundo Municipal de Turismo; reforço na segurança percebida pelo turista; melhoria na sinalização e orientação ao turista; recuperação da orla do Guaíba; e criação de uma agência público-privada, com ações negociadas em Bolsa, para gerenciar ações de turismo na cidade.

O presidente também afirmou que o Brasil como um todo precisa aprender a explorar mais o turismo. "O turismo representa 10% do PIB mundial. No Brasil, representa apenas 3%." Acrescentou que o turismo é uma atividade que requer pouco investimento, tem custo baixo de emprego e distribui renda. Revelou que as pesquisas mostram que 60% dos gastos dos turistas ocorrem no comércio. "Um investimento público na área retorna triplicado para a Prefeitura no prazo de dois anos, via ISS e ICMS, “ disse.