09/10/13

Sindpoa pede mais segurança

Cidade Baixa - Foto Cristine Rochol_PMPA
O Sindpoa vê com preocupação a elevação no número de assaltos a estabelecimentos e clientes na Capital. O último caso foi registrado na noite de terça-feira no bairro Cidade Baixa.

Para o Presidente da entidade, José de Jesus Santos, existe um descompasso entre o que a administração pública cobra e oferece aos empresários. Atualmente, conforme Santos há um grande número de pontos à venda. Somente na Cidade Baixa, região reconhecida pelo apelo boêmio, a queda no movimento entre 2012 e 2013, estimada em 60%, tem provocado uma debandada dos empresários interessados em investir na vida noturna local. O despencar do movimento na região também é creditado aos incidentes relacionados às manifestações ocorridas no meio deste ano.

“Hoje a procura é por abrir buffets, restaurantes para almoço, pois a sensação de insegurança, não só ali (na cidade baixa), é muito grande. Existe o assalto aos estabelecimentos e a clientes, na saída, além da ação de vândalos contra o comércio”, afirma o presidente. Para o Sindpoa, Porto Alegre, principalmente se quiser ser reconhecida como destino turístico, não pode se submeter ao toque de recolher imposto pelos criminosos. Muitos dos assaltos, segundo Santos, nem chegam a ser registrados, e muito menos divulgados, pelos donos dos estabelecimentos, que temem a queda no movimento, além de represálias.