17/11/14

SINDPOA REALIZA ALMOÇO FESTIVO NO PLAZA SÃO RAFAEL

Presidente da entidade, Henry Chmelnitsky, recebeu autoridades, imprensa e representantes de sindicatos do interior do Estado para almoço em comemoração ao Dia do Hoteleiro e Restauranteiro.

A proposta do Governo do Estado para um reajuste de 16% no salário mínimo regional debatida nesta terça-feira(18), durante almoço alusivo a passagem do Dia do Hoteleiro e Restauranteiro. O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA), Henry Chmelnitsky, afirmou que no mês de aniversário do SINDPOA infelizmente a categoria não tem o que comemorar pois para o setorque emprega 150 mil pessoas no Estado, o acréscimo real será de 26% na folha de pagamento. O evento ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e reuniu representantes de sindicatos do interior do Estado.

“Nossa faixa foi alterada de 1 para 4, equiparada ao setor metalúrgico. É inviável, pois nossa mão de obra é composta prioritariamente por pessoas, não por máquinas”, destacou Chmelnitsky. Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, representando o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia (PMDB), e os vereadores Idenir Cecchin (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), João Carlos Nedel (PP), Waldir Canal (PRB), Carlos Comasseto (PT), além do presidente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Brasil Oliveira (PSB).

O projeto de reajuste foi entregue pelo Governo no dia 11 de novembro na Assembleia Legislativa. Protocolado em regime de urgência, prevê que o reajuste entre em vigor em janeiro. O percentual de reajuste é superior ao aprovado no ano passado, de 12,7%, e eleva a primeira faixa salarial de R$ 868 para 1.006,88. A última das cinco faixas passaria de R$ 1.100 para R$ 1.276.

Ainda nesta terça, a passagem da data do Dia do Hoteleiro e Restauranteiro recebeu homenagem durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa, em sessão presidida pelo deputado João Fischer. Diversos deputados, de vários partidos, fizeram uso da palavra destacando a importância da atuação dos profissionais de gastronomia e hotelaria na geração de renda para economia gaúcha. Para o deputado Pedro Westphalen (PP), proponente da homenagem, o atendimento em hotéis, bares e restaurantes baliza a imagem dos turistas sobre a cidade visitada. “É, também, o cartão postal que os visitantes levam para casa. É uma categoria que trabalha de segunda a segunda, 24 horas por dia”, destacou o parlamentar. “Me coloco como representante da categoria na luta pelo veto do aumento do piso regional, que pode gerar demissões nesta prestação de serviço essencial.”

Antes da homenagem, o presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT), recebeu o presidente do SINDPOA, além do presidente do Sindicato de Hotelaria de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio Grande do Sul (ABIH-RS), Abdon Barreto Filho, além de diversos representantes de setor, quando afirmou que vai buscar um acordo para aprovação da lei do aumento do piso.