15/11/09

SINDPOANEWS: Deputados conheceram a categoria

Encontro reuniu Sindicatos do interior e associações nacionais

No dia, nove de novembro último, foi celebrado oficialmente o dia do Hoteleiro e do Restauranteiro. Para comemorar a data, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) desenvolveu uma programação especial.
Na quinta, 12/11, promoveu em sua sede uma reunião-almoço, com a presença de deputados e os presidentes dos sindicatos representantes da categoria no interior do Estado, além do Presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Lenhart.
Também estiveram presentes os Presidentes do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Daniel Antoniolli, do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ritter e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Reinaldo Ritter, além da diretoria do Sindpoa presidida por Cacildo Vivian.
Foi uma oportunidade para os deputados conhecerem a realidade do setor em todo o Estado e no Brasil, a partir do contato direto com os presidentes dos sindicatos e das associações.
- Os deputados que por alguma razão não puderam comparecer no encontro perderam uma excelente oportunidade de conhecer com mais detalhes os projetos e ações que realizamos e a capilaridade social que dispomos – ressaltou o presidente do Sindpoa, Cacildo Vivian, anfitrião do evento.
A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares agrupa, através de seus Sindicatos cerca 1, 2 milhão de empresas e oito milhões de empregos - 2,6 % do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
No Rio Grande do Sul são 2,2 mil estabelecimentos de meios de hospedagem e 75mil empresas do setor de gastronomia que empregam cerca de 600 mil pessoas.
Para Norton Lenhart, da Federação, iniciativas como a reunião-almoço servem para uma importante aproximação da sociedade com o parlamento que, infelizmente, se encontra desgastada.
-  A falta de sintonia da sociedade com o parlamento é um problema que deve ser combatido e reuniões como essa ajudam muito – afirmou Lenhart.
Em nome dos sindicatos do interior falaram os presidentes Jorge Curi, de Pelotas e Nestor de Carli, de Caxias do Sul que  ressaltaram a importância da união existente entre as entidades deste segmento econômico.
- Pela localização o Sindpoa tem sido mais presente na Assembléia Legislativa, mas a entidade é porta-voz de todos nós –  ressaltou Curi.
 Na seqüência saudaram a iniciativa os seguintes deputados presentes ao evento: Ronaldo Zulke, João Fischer, Alceu Moreira, Fabiano Pereira, Miki Breier e Raul Carrion.
Também participaram do encontro os presidentes André Rodrigues, do Litoral Norte; Giovani Gisler, de Santo Ângelo; João Lidens (futuro presidente de Caxias do Sul); Renato Sebastião e César Silva, de Novo Hamburgo; Edson Mainardi, de Uruguaiana, Idacir Cardoso, diretor do Sindicato da Região das Hortências e Edenir Costa, vice-presidente do Sindicato de  Santa Maria.

Fonte: Asessoria de Imprensa do SINDPOA