28/07/09

Trinta restaurantes da Capital participam do Circuito Gourmet Solidário

Trinta restaurantes de Porto Alegre participam do Circuito Gourmet Solidário, uma iniciativa do Polo Gastronômico Porto Alegre em parceria com Sebrae, Senac, Senai, Abrasel, Sindpoa, Prefeitura de Porto Alegre e Qualidade RS. A ação, que tem por objetivos divulgar a rica gastronomia da capital dos gaúchos e ajudar entidades beneficentes, começa no sábado, dia 1º de agosto e se estende até o final do mês, dia 31.

Durante os 31 dias da ação, os restaurantes participantes vão oferecer aos clientes um prato especialmente desenvolvido para o Circuito Gourmet Solidário. Parte da renda adquirida com a venda das refeições será doada a uma instituição credenciada ao Portal Social da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho. Cada estabelecimento doará de R$ 1,00 a R$ 3,00, dependendo do valor do prato. “A nossa ideia é mostrar para os porto-alegrenses os resultados das práticas de gestão e qualidade que implementamos nos nossos restaurantes”, afirma Ismael Tiger, um dos organizadores do Circuito e sócio-proprietário do Sushi by Cleber. “Além, é claro, de ajudar entidades sérias e honestas que precisam de colaborações”, completa.

Trinta restaurantes participam da ação: Bazkaria, Becco - Bela Vista, Becco - Praia de Belas, Buffet ao Porto, Café do Porto, Café Santo de Casa, Calamares Restaurante, Calamares Bourbon Shopping Ipiranga, Cantina do Toco, La Pizza Mia - Largo da Epatur, La Pizza Mia - Eudoro Berlink, Nicu’s Bar, Oficina do Açaí - Body One, Oficina do Açaí - Parcão, Padaria e Confeitaria Haiti, Pastifício Italiano, Peppo Cuccina, Quincho, Schneider Churrascaria, Sashiburi - Zona Sul, Sashiburi - Dona Laura, Sushi by Cleber, Tartoni - Bourbon Shopping Country, Tartoni - BarraShoppingSul, Templo do Oriente, Todo Saúde, Tortaria, Tropicali, Vermelho Grill e Zum Ritter.

Sobre o Polo Gastronômico Porto Alegre

O Polo Gastronômico Porto Alegre é um projeto criado para fortalecer o setor de gastronomia da capital gaúcha, voltado para restaurantes de micro e pequeno porte. O objetivo é aumentar o faturamento e garantir a segurança alimentar na produção de alimentos, através da profissionalização da gestão e da qualificação da mão-de-obra. Além disso, o projeto quer tornar a capital dos gaúchos uma referência quando o assunto for melhores opções de alimentação fora do lar no Brasil.

O projeto foi criado em outubro de 2007 pelas seguintes instituições: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sindpoa (Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), Pucrs (Pontifícia Universidade Católica do RS), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)  e Secretaria Municipal do Turismo.

Sobre o Portal Social

O Portal Social, uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é uma ferramenta de comunicação que aproxima instituições sociais de pessoas que querem fazer alguma coisa para ajudar quem precisa. A finalidade é mobilizar pessoas e empresas a apoiarem organizações sociais que atuam em benefício de todos.

O QUÊ: I Circuito Gourmet Solidário, promovido pelo Polo Gastronômico Porto Alegre.

QUANDO: de 1º a 31 de agosto

ONDE: nos 30 restaurantes participantes da ação