13/12/07

Turismo: Câmara Municipal cria Frente

Planejamento é destacado

O Planejamento Estratégico do Turismo de Porto Alegre, elaborado através da iniciativa do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da capital (SindPOA), com a parceria com instituições publicas e privadas, recebeu uma adesão importante. Nesta quinta-feira (13/12), foi instalada a Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal. O Vereador João Carlos Nedel (PP), será o Presidente, e Adeli Sell (PT) o Secretário. “ Essa Frente será absolutamente decisiva para o encaminhamento e o estudo das propostas  no âmbito do Planejamento e que possuem impacto direto com o futuro da cidade e de seus moradores, como a revitalização do cais do Porto, por exemplo”, ressaltou o Presidente do SindPOA, Daniel Antoniolli, presente a solenidade. O Vereador Adeli Sell já adiantou que uma das primeiras iniciativas da Frente será uma reunião específica para estudar a inclusão das propostas do Planejamento Estratégico no Plano Diretor da Cidade. Conforme João Nedel, as propostas do SindPOA, estão plenamente incluídas na finalidade da Frente Parlamentar que tratará da articulação e promoção, juntamente com setores públicos e privados, de possibilidades e iniciativas para fomentar o turismo em Porto Alegre. Presente ao encontro, o Secretário Municipal de Turismo de Porto Alegre, Luis Fernando Morais, saudou a iniciativa.

A Frente Parlamentar do Turismo começou a tomar forma durante reunião-almoço realizado pelo SindPOA, no início deste mês, com a presença dos líderes de bancadas de todos os partidos na Câmara Municipal. Na ocasião, Antoniolli apresentou aos vereadores alguns dados econômicos relevantes sobre o setor de hotelaria e gastronomia que mostram a sua importância e as possibilidades de sua expansão em benefício da cidade. “Temos na região metropolitana de Porto Alegre o número de 8 mil estabelecimentos gerando 72 mil empregos diretos e com o aumento do fluxo turístico em nossa cidade esses números certamente irão aumentar”, afirmou, lembrando que o setor de negócios é a principal motivação (47,7%) dos turistas que visitam a cidade. “ Atualmente, cerca de 22,2% da população gaúcha realizada as suas refeições fora de casa, sendo que 25% desse total apenas em Porto Alegre”, afirmou Antoniolli.

Também integram a Frente Parlamentar do Turismo os vereadores Mário Fraga (PDT), Haroldo de Souza (PMDB), Clênia Maranhão (PPS), Professor Garcia (PMDB), Maristela Meneguetti (DEM), Margarete Moraes (PT), Carlos Comassetto (PT), Alceu Brasinha (PTB), Maria Luiza (PTB), Cláudio Sebenelo (PSDB), Neuza Canabarro (PDT), Dr. Raul (PMDB), Ismael Heinen (DEM), Bernardino Vendrusculo (PMDB) e João Dib (PP). A Presidente da Câmara, Vereadora Maria Celeste (PT), prestigiou a solenidade.