18/08/08

Turismo - Dirigente faz alerta

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Daniel Antoniolli, será um dos agraciados com o prêmio “Porto Alegre Turismo”, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e que será nesta terça-feira, a partir das 20 horas, no Sheraton Porto Alegre Hotel. Idealizador e principal incentivador do Planejamento Estratégico do Turismo da capital, preside igualmente o Comitê Setorial da Qualidade RS -  Turismo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O dirigente será agraciado com o troféu “revelação” entre as 15 personalidades destacadas, principalmente pela sua atuação em defesa  do mercado turístico de Porto Alegre.

- "Se o próximo prefeito efetivamente apostar no turismo, através do aporte de recursos no orçamento para a captação de eventos e divulgação da cidade,  já em 2010 teríamos uma injeção anual de aproximadamente R$ 120 milhões na economia porto-alegrense”, afirma Antoniolli.

O cálculo é o resultado de estudos do Sindpoa e do POA Convention & Visitors Bureau, tendo em vista a média histórica da estada de visitantes, gastos dos turistas e a possibilidade de aumento da captação de eventos já em 2010 caso seja ampliada a promoção da cidade junto aos principais centros emissores de turistas no Brasil ou internacionalmente. Além disso, preocupa o dirigente o aumento da concorrência da captação de eventos por outras cidades da região sul.

- “Curitiba já anunciou que quer desafogar o calendário paulista de feiras e congressos e desbancar Porto Alegre na captação. Só resta saber se iremos entregar esse mercado sem luta”, ressalta Daniel Antoniolli.

O prêmio “Porto Alegre Turismo” tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de turismo, Esporte e Lazer, e da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.