02/10/07

Turismo Gaúcho ganha Qualidade RS

Secretário Estadual de Turismo, Luis Augusto Lara, elogiou a iniciativa destacando o perfil coletivo do trabalho.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPOA) e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade do RS (PGQP),  reuniram representantes do setor de turismo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 2/10, na sede do Sindicato, em Porto Alegre. O Objetivo do encontro foi a apresentação do plano de ações do Programa de Qualidade no setor de Turismo do Rio Grande do Sul que é coordenado pelo SindPOA e será estendido inicialmente a cinco regiões turísticas do Estado – Metropolitana, Serra, Litoral, Costa Doce e Missões. O investimento previsto é de R$ 6 milhões para atendimento de 500 empresas e 2.000 profissionais do setor até 2010. “Após esse primeiro encontro teremos uma segunda apresentação, no dia 16 de outubro, para mostrar o Plano para todas as empresas da capital e Região metropolitana  interessadas em participar da qualificação da cadeia produtiva do turismo do Rio Grande do Sul, atingindo os objetivos propostos que são bastante factíveis”, afirma Daniel Antoniolli, presidente do Sindicato e do Comitê Setorial. Os valores serão captados junto ao Ministério do Turismo (80%), com contrapartida do Estado ( 20%), que deverá ser levantado junto a entidades parceiras do Programa e diretamente as empresas participantes. Também foi sugerida a captação junto ao Ministério da Integração Regional, Fundação do Banco Brasil e da Petrobrás.

A oferta de qualificação para as empresas acontecerá através de um dos módulos do programa que prevê cursos de Gestão pela Qualidade em Empresas Turísticas, em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial, Alimentos Seguros e Responsabilidade Ambiental e Social. As empresas farão um termo de adesão com os critérios de participação, direito e deveres. A avaliação obedecerá aos mesmos critérios de excelência aplicados pelo PGQP, com pontuação nos seguintes quesitos: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados. Os objetivos a serem atingidos tratam de aumento da lucratividade e da competitividade, melhoria dos processos, redução de custos e desperdícios, valorização da imagem das organizações e das regiões turísticas e o aumento da confiabilidade das organizações e das regiões turísticas. No módulo referente a qualificação profissional, estão previstos cursos em Operação (garçom, recepção, camareira, taxistas,etc), Atendimento, Informações e Administração de Processos.

A disseminação do Programa em todo o Estado se dará através da metodologia que é aplicada pelo PGQP em outros setores e contempla a participação de parceiros locais, formação de redes de cooperação, palestras e seminários de sensibilização. “ A experiência do PGQP e das demais entidades parceiras como a PUCRS, o Sebrae, Senac, Senai e a Abrasel, é um fator decisivo para o sucesso deste programa específico e pioneiro para o turismo do Rio Grande do Sul”, ressalta Antoniolli.
    Presente ao encontro, o Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Luis Augusto Lara elogiou a iniciativa destacando o perfil coletivo do trabalho. “ Não é uma iniciativa individual de uma ou outra liderança cujo resultado é um Plano estruturante importante para o turismo do Estado”, afirmou. A responsável pelo Escritório de Turismo da capital Ângela Baldino, também elogiou a iniciativa e anunciou uma parceria com o Ministério do Turismo que deverá beneficiar cerca de  mil taxistas em Porto Alegre que serão treinados através da criação de uma frota de táxis/turistas, comuns em outras regiões do país.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDPOA