13/08/12

Turismo: píer para barcos em Ipanema

A previsão é que a Marinha aprove, ainda nesta semana, a documentação que permitirá a construção de um píer para que barcos possam receber e desembarcar turistas na orla do bairro Ipanema. Com extensão de 20 metros e largura de dois metros, a estrutura para embarcações que funcionará em frente à Rua Leblon deve ficar pronta em três meses, estima a Associação de Turismo Náutico (Atun).
A empresa para execução da obra está contratada, e o custo é de R$ 43 mil (recursos da Secretaria Municipal de Turismo). O convênio também envolve a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A criação de uma estrutura náutica turística em Ipanema é esperada há mais de 10 anos. A reaproximação entre a população de Porto Alegre e o Guaíba está apenas no começo, considera Vilian Veloso, presidente da Atun. “Nós acreditamos que esse píer possa até ser ampliado para que embarcações maiores possam atracar”, disse.
Atualmente, as embarcações que fazem passeios turísticos partindo da Zona Sul ficam distantes da orla. Os viajantes fazem o percurso de bote entre margem e barco. Segundo representantes da Atun, o primeiro momento da construção do píer não irá contemplar o atraque de barcos grandes como catamarãs e o Cisne Branco.

Para o secretário municipal do Turismo, Raul Mendes da Rocha, a construção significa uma expansão não apenas do turismo, mas de um novo olhar sobre a Capital. “O projeto vai ao encontro da revitalização da orla do Guaíba, que é um atrativo turístico natural”, disse o Secretário.
Para o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, a ação deve ser saudada enfaticamente. “ A revitalização de toda a orla é um sonho que começa a se tornar realidade. Essas melhorias integram as nossas propostas que estão sendo entregues aos candidatos a prefeitos. Elas precisam continuar, independentemente de qual candidato vencer”, disse o dirigente.