19/08/07

Um novo olhar sobre a carne suína

Criadores de suínos preparam campanha no estado

A campanha "Um novo olhar sobre a carne suína" começa a ser preparada, envolvendo segmentos do setor antes do período que marcará sua realização no Rio Grande do Sul, entre 10 e 15 de setembro. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa).

A primeira ação específica que marca a preparação da campanha no estado ocorreu dia 16 de agosto na sede do Sindpoa, com a realização do curso Treinamento em Tecnologia em Cortes de Carne Suína, pela manhã, para representantes dos nove açougues do Mercado Público Central de Porto Alegre. O curso, em cozinha experimental montada em sala de aula, foi ministrado pelo mestre açougueiro Daniel Furtado, de Minas Gerais, depois de palestra do diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros. À tarde, ele falou também para empresários e trabalhadores do setor que participaram de degustação de carne suína, recebendo um kit de receitas como sugestão para seus cardápios.
O diretor da ABCS expôs os pontos principais e objetivos da campanha que pretende atender melhor ao cliente apresentando novos cortes da carne suína e, em conseqüência, aumentar o consumo. Uma das propostas é mudar a forma como a carne suína é comercializada, oferecendo ao consumidor cortes menores, já embalados, afirma Fernando Barros.
De acordo com a superintendente geral do Sindpoa, Maria Isabel Nehme, a campanha tem a parceria do sindicato por acreditar que é uma ação importante para qualificar ainda mais o atendimento ao cliente.Além de oferecer ao segmento gastronômico novas receitas e alternativas de alimentação saborosa e nutritiva, estamos incentivando o aperfeiçoamento em carne suína para que nossos seis mil cadastrados possam atender cada vez melhor aos clientes que gostam de novidades, ressalta Maria Isabel.

Consumo

A campanha ''Um novo olhar sobre a carne suína" busca o aumento do consumo de carne suína no país em 1Kg per capita/ano, passando dos atuais 12Kg para 13Kg per capita/ano. Os organizadores acreditam que o lançamento no estado que mais consome carne suína (20Kg per capita/ano) e em 2006 exportou o produto para 76 países é fundamental para o sucesso da iniciativa. A campanha abre no dia 10 de setembro, no Mercado Público, em estande de 30 metros quadrados, com a exposição de fotos em 20 painéis, cortes de carne suína refrigerada, história da ABCS, distribuição de folhetos com informações nutricionais e receitas gastronômicas.

Fonte: Pauta Assessoria