24/11/11

Valeu a pena esperar

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Armazéns ficarão prontos até a Copa

O diretor no Brasil do Consórcio Porto Cais Mauá, que irá fazer a revitalização daquela área, Francesco de Fuentes, convidou a diretoria da entidade para a apresentação detalhada do projeto. Foi neste sábado à bordo do barco Cisne Branco, com a presença de representantes de todo o trade turístico da capital. A reunião contou com a presença do arquiteto Jaime Lerner, consultor da empresa construtora que investirá cerca de R$ 570 milhões. A julgar pelo projeto, pode ter valido a pena esperar décadas. A zona do Gasômetro, por exemplo, ganhará um shopping subterrâneo. Em cima dele, surgirá uma área verde emendada à Praça Brigadeiro Sampaio. Para tornar isso possível, a Avenida Presidente João Goulart será rebaixada em um trecho de 150 metros. À beira do Guaíba, passarelas de madeira avançarão em toda a extensão do cais, ampliando o espaço. O muro será transformado em cortina de água com iluminação. Os armazéns, reformados, abrigarão comércio e serviços. Três torres serão construídas. As obras devem levar pelo menos seis meses para começar. A partir da posse, o consórcio dá encaminhamento às licenças municipais necessárias e começa a fazer o detalhamento do projeto básico – definindo questões como materiais, cores e desenho interno dos prédios. A empresa promete colocar seus projetistas dentro de um dos armazéns centrais, em uma espécie de aquário envidraçado. “Queremos que a comunidade possa participar do projeto” afirma Mário Freitas, diretor-presidente do Porto Cais Mauá. A promessa é de que a área esteja urbanizada e com os armazéns entregues até a Copa de 2014. O complexo deve estar concluído em quatro anos. O Presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, definiu o momento como  histórico. “Valeu a pena esperar”, disse.