23/05/13

Vereadores no Sindpoa - Alvarás e o Centro de Eventos foram as pautas principais

A preocupação com o desenvolvimento da área de turismo da cidade foi o prato principal do almoço oferecido pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) aos vereadores da capital, nesta quinta-feira, 23/5.

“Neste ano, o encontro cobriu maior interesse, pois se trata de uma nova legislatura”, ressaltou o presidente do Sindpoa, José de Jesus Santos. Para o presidente do Sindicato, a ideia da reunião-almoço é reiterar aos vereadores a disposição do Sindpoa de ajudar a encontrar soluções que sejam boas para todos, principalmente no sentido de dar segurança à população e aos empresários para que possam trabalhar.

Durante o almoço a diretoria do sindicato apresentou um levantamento que mostra a situação das dez propostas apresentadas pela entidade no ano passado, antes das eleições municipais, nas seguintes áreas: turismo, tributação, infraestrutura, mão-de-obra e legislação.

A questão dos alvarás também foi tema do encontro. “Não queremos facilidades para a obtenção dos alvarás, mas agilidade nos procedimentos de concessão. Quem sabe um dia chegará ao prazo de até noventa dias como está sendo implementado em São Paulo”, afirmou  De Jesus.

O Sindpoa pediu o apoio da Câmara para que seja criado um protocolo único para unificar o atendimento e a concessão de alvarás, com prazos de manifestação para cada uma das secretarias municipais, como também disponibilização da relação de documentos necessários para abertura de uma empresa em um único local.

A entidade elaborou um caderno de propostas sugeridas pelos empresários do setor de hotelaria e gastronomia de Porto Alegre. O objetivo é contribuir para fortalecer e impulsionar ideias novas para melhoria da cidade. “Queremos que esse instrumento de contribuição sirva para benefício da categoria e da comunidade”, disse.

Centro de Eventos
“ Porto Alegre está perdendo a competição para outras capitais em termos de captação de eventos e isso é muito preocupante”, ressaltou, por sua vez, o vice-presidente da entidade Daniel Antoniolli. Entre os motivos apresentados pelo empresário, está o fato da cidade não dispor de um centro de eventos de classe internacional.

Enquanto Porto Alegre perde espaço devido a falta desse tipo de equipamento, o Brasil amplia a sua participação mundial na captação de eventos. Levantamento da ICCA (International Congress & Concention Association) aponta que o Brasil teve o  5º maior crescimento na realização de eventos internacionais e 2012, na comparação com o ano anterior. “ O país subiu de 304 para 360 eventos internacionais no ano passado, um crescimento de 20%”, informou a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Ana Cláudia Bitencourt.

O presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte afirmou que a legislatura atual mudou em 50%, é rica em ideias e ideais e espelha a transformação que a cidade vem sofrendo. O presidente falou também que é parceiro em relação ao Centro de Eventos na capital e que estará vigilante nesse processo. Destacou, também a importância da entidade. “Mais da metade dos vereadores estão presentes, hoje, aqui, isso demonstra o grau de entendimento existente entre essa categoria e a Câmara, disse o vereador.

Vereadores Presentes:
Airto Ferronato