23/05/13

Vereadores participam de reunião-almoço no Sindpoa

Dr. Thiago (d) com o presidente do Sindpoa (Foto: Cristiane Moreira/PMPA)
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e 18 vereadores participaram, nesta quinta-feira (23/5), de reunião-almoço na sede do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa). “Neste ano, o encontro cobriu maior interesse, pois se trata de uma nova legislatura”, ressaltou o presidente do Sindpoa, José de Jesus Santos. Para o presidente do sindicato, a ideia da reunião-almoço é reiterar aos vereadores a disposição do Sindpoa de ajudar a encontrar soluções que sejam boas para todos, principalmente no sentido de dar segurança à população e aos empresários para que possam trabalhar.

Durante o almoço a diretoria do sindicato apresentou um levantamento que mostra a situação das dez propostas apresentadas pela entidade no ano passado, antes das eleições municipais, nas seguintes áreas: turismo, tributação, infraestrutura, mão-de-obra e legislação. A questão dos alvarás também foi tema do encontro. “Não queremos facilidades para a obtenção dos alvarás, mas agilidade nos procedimentos de concessão. Quem sabe um dia chegaremos ao prazo de até noventa dias como está sendo implementado em São Paulo”, afirmou o presidente do Sindpoa.

A vereadora Sofia Cavedon (PT) disse que vê “o Sindpoa é uma entidade que cuida muito de Porto Alegre, sempre muito propositivo e presente e quer que a cidade seja atrativa para o mundo”. Sofia concorda com o tema dos alvarás e sugeriu a Dr. Thiago que fosse instalado um grupo de trabalho com a representação de dois ou três vereadores com o governo municipal. A vereadora lembrou que a Câmara aprovou uma moção de apoio para que o Centro de Eventos seja em Porto Alegre.

Dr. Thiago Duarte disse que a legislatura atual mudou em 50%, é rica em ideias e ideais e espelha a transformação que a cidade vem sofrendo. O presidente falou também que é parceiro em relação ao alvará e que a Câmara Municipal será vigilante nesse processo.

O Sindpoa pediu o apoio da Câmara para que seja criado um protocolo único para unificar o atendimento e a concessão de alvarás para o setor de hotelaria e gastronomia, com prazos de manifestação para cada uma das secretarias municipais, como também disponibilização da relação de documentos necessários para abertura de uma empresa em um único local. A entidade elaborou um caderno de propostas sugeridas pelos empresários do setor de hotelaria e gastronomia de Porto Alegre. O objetivo é contribuir para fortalecer e impulsionar ideias novas para melhoria da cidade. “Queremos que esse instrumento de contribuição sirva para benefício da categoria e da comunidade”, disse.

No tema ligado à infraestrutura, José de Jesus solicitou a união dos vereadores, junto com a prefeitura, para a construção de um Centro de Convenções para a Capital, de padrão internacional. “O sonho é antigo entre o empresariado de Porto Alegre, e a demanda é urgente no setor”, explicou. A ideia é fazer de Porto Alegre um polo de turismo de negócios e eventos.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)