13/05/19

“O Sindha vive a cidade, ouve quem mora aqui e quem nos visita”, afirma secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, em entrevista exclusiva

Em busca de compreender quais os aprimoramentos que serão feitos em relação ao turismo na Capital, o Sindha conversou com o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre (SMSU), Ramiro Stallbaum Rosário. Durante a conversa, a entidade tomou parte das metas e possíveis ações que serão fomentadas para o crescimento do segmento em Porto Alegre.

De acordo com Rosário, a SMSU se deparou com dois grandes desafios ao assumir em 2017. “O primeiro foi compreender o funcionamento e a morosidade da máquina pública, uma realidade não apenas de Porto Alegre, mas do Brasil, de um setor público inchado, burocrático, cheio de normas. O outro desafio é a situação financeira municipal, tendo em vista que Porto Alegre não tem as suas receitas e despesas equilibradas há muitos anos”, explica. Para isso, conforme Rosário, o governo tem buscado desburocratizar fluxos internos e equilibrar as despesas e receitas com reformas estruturantes encaminhadas à Câmara.

O secretário conta que a principal iniciativa foi a revisão dos contratos. “Via de regra, nossos serviços são terceirizados e nós identificamos, logo que chegamos, que o ponto fundamental era estabelecer bons contratos, desenvolver bons prestadores de serviços, para que possamos melhorar a qualidade dos serviços entregues à população”, avalia.

As metas da pasta para 2019 giram em torno de obras de melhorias para a cidade, como o corte de árvores, conservação e manutenção do sistema de drenagem da cidade, além de limpeza urbana e iluminação pública. “Os serviços urbanos prestados lá na ponta, à população, têm um impacto direto na forma como o cidadão se relaciona com a cidade. E quando nós temos uma cidade bonita, uma cidade bem cuidada, isto impacta diretamente no turismo. Por isso, é tão importante que a gente consiga investir cada vez mais nos aspectos de zeladoria e, nisto, contamos muito com o Sindha, que é uma entidade respeitadíssima”, afirma Rosário, que completa: “O Sindha vive a cidade, ouve quem mora aqui e quem nos visita, através dos seus negócios e seus empreendimentos. Portanto, é também os olhos e ouvidos do turista e do cidadão, e nossa parceria tem sido muito estreita. A entidade tem nos auxiliado, inclusive, no processo de adoção dos Verdes Complementares, uma ideia da atual administração de modernizar a forma como o poder público se relaciona com os adotantes de canteiros, rotatórias, de parques e praças da cidade”.

Por fim, Rosário lembra que contribuir com o embelezamento da cidade na adoção destes espaços é fundamental. “A Capital tem um incrível potencial e o turista pode e deve permanecer para conhecer as nossas belezas, a nossa história e também deixar o seu dinheiro em bons restaurantes e bares, pelos quais Porto Alegre é tão reconhecida”, finaliza.