29/01/16

Pesquisa “Comer fora em Poa” revela dados importantes para o setor da alimentação. Quais são os critérios, níveis de satisfação e preferências de quem come na Capital Gaúcha

O Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região se baseia na pesquisa “Comer Fora em Porto Alegre”, realizada pelo Sebrae com responsabilidade técnica do Instituto de Pesquisa de Mercado – Unisinos, para incrementar o setor. O levantamento foi feito para compreender o comportamento de sair para comer. Para tanto, foram realizados 880 questionários em 12 áreas da cidade. As pessoas responderam questões sobre Perfil de Compra, Motivações, Preferências, Critérios de Escolha, Satisfação e Inibidores. “A pesquisa vem sendo utilizada para nortear ações e cursos de formação do segmento de alimentação,” diz o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Segundo o levantamento, há correlação entre o tempo e o valor gastos. Quem dispensa mais tempo para comer fora também gasta mais. Quanto à motivação para buscar um local para comer, 66% afirmam que é para descontrair e 58% confessam que é para estar com outras pessoas. Escolhem pela comida 63%, pelo ambiente 50% e pelo atendimento também 50%.

parrilla2-777x437

Durante a semana, comem fora 3,35% no almoço, 1,82% no lanche da tarde, 1,70% no jantar ou lanche da noite, 1,01% no lanche da manhã; 0,98% no happy hour e 0,82% no café da manhã. No final de semana, procuram restaurantes 1,05% para almoçar e 1,01% para jantar. Quanto ao gasto médio, o maior valor fica com as refeições de final de semana R$ 36,00. Durante a semana, é desembolsado R$ 34,70 para o jantar; R$ 17,50 para o almoço e R$ 13,10 para lanches e café. Sobre o tempo gasto em média, a maioria declarou que, nos finais de semana, leva 1h50 por refeição. Dura quase o mesmo tempo o jantar durante a semana: 1h48. O almoço de segunda à sexta fica com uma média de 56 minutos e o lanche com 50 minutos.
Perguntados por que comem fora de casa, 68,2% disse que não tem tempo de voltar para casa. A praticidade foi a opinião de 54,4%. Por não ter o que comer em casa é motivo para 21,7%. Porque é mais barato foi a opção escolhida por 9,5%. E, 7% consideram que a comida do restaurante é mais saudável. Sobre os critérios para escolha do local, 58,1% responderam que o local oferece a comida que gosta; 56,3% indicam que fica perto do onde estão; 47% revelam que são atraídos pelo atendimento, 28,4% fazem referência ao preço baixo e 8,4% por ter comida caseira no cardápio.

Ao marcarem o que costumam comer fora, 60,3% selecionaram saladas; 56,7, massas; 45,8%, comida trivial (feijão, arroz); 45,7%, peixes e frutos do mar; 44,8%;pizza; 40,3% churrasco e 9,3% sopas.

E o que comem nos lanches? As opções mais saudáveis lideram. Sucos, saladas de fruta e açaí foram referidas por 56,3%; sanduíches, pães e demais lanches de padaria são preferidos por 51,3%; os que oferecem fast food são procurados por 41,2% e churrasquinhos são os prediletos de 18,6%. Sobre a satisfação em comer fora, 61,3% estão contentes no geral; 66,9% gostam da qualidade da comida; 55,3% ressaltam a rapidez no atendimento e 49,3% frisam o preço. A pesquisa mostra que o que poderia melhorar, segundo os entrevistados, são opções mais econômicas (38,3%); opções mais saudáveis (34,8%), diversificação de estilos de locais (32,7%), ambientes mais tranquilos e agradáveis (32,6%), mais flexibilidade de horário (27,9%) e mais sobremesas (4,3%).

Fonte: www.felipevieira.com.br