05/05/16

Pesquisa sobre os impactos do turismo de eventos na capital revela resultados positivos para o setor de serviços em 2015

Na manhã desta quarta-feira (04), a Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau apresentou, em coletiva de imprensa, os resultados da pesquisa “Impactos Econômicos do Turismo de Eventos em Porto Alegre”.

Com base em 166 eventos de pequeno, médio e grande porte, realizados em Porto Alegre no ano passado, o estudo mostrou que o valor final dos gastos dos turistas na Capital foi de R$ 125.073.476,00, em 2015. Entre os valores apresentados, o total do setor de serviços de hospedagem e alimentação foi de R$ 28.953.192,39, configurando este como um dos setores mais influenciados por conta dos eventos e do turismo.

A pesquisa mostra também que o número de empregos foi diretamente impactado em diversos setores. Em comparação aos dados de 2010, quando os setores de hospedagem e alimentação possuíam um total de 2845 e 5451 empregados, respectivamente, houve considerável variação percentual. Em 2014, a hotelaria era representada por 3644 trabalhadores (variação de 28,1%), enquanto no ramo alimentício o total foi de 5849 (variação de 7,3%). Por fim, o estudo ainda concluiu que para cada R$ 1 investido na economia o retorno foi de R$ 1,5 na economia.

“O turismo de eventos é importante para Porto Alegre, na medida em que atrai consumidores que agregam para a economia local”, avalia o vice-presidente do SHPOA e representante do SINDHA no evento, Ricardo Krüger Ritter. Para ele, os setores de hospedagem e alimentação são um dos principais interessados nestes eventos. Por isso, o SINDHA e o SHPOA são apoiadores do Convention & Visitors Bureau, na busca para que Porto Alegre receba cada vez mais atrações.

O Superintendente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, José Amilton Lopes, afirmou que todos os componentes do turismo, sejam empresas, empresários e o poder público, devem se engajar com o objetivo comum de trazer mais eventos para a cidade. “O participante de congressos e feiras realmente deixa mais recursos na cidade e é isso que nos interessa. Mesmo que seja uma fundação sem fins lucrativos, nós somos focados em resultados para o mercado”.

A apresentação do estudo ficou a cargo do Doutor em economia pela UFRGS e professor titular da PUCRS, Adelar Fochezatto, que foi também responsável pela parte de coordenação cientifica da pesquisa.

O evento contou com o patrocínio do Shopping Total e o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Sindilojas, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e Associação Brasileiras das Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc).