27/03/17

Por uma Porto Alegre cinco estrelas

Por Carlos Henrique Schmidt, Presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre.

Nos 245 anos de Porto Alegre, se pudéssemos avaliá-la da mesma forma que fazemos com hotéis, certamente o momento não seria de muitas estrelas. A crise econômica afetou de forma geral nossa cidade.

No setor hoteleiro não foi diferente: vivemos a pior crise das últimas décadas. Esse cenário fez com que nosso Porto ficasse menos Alegre e mais preocupado com o amanhã. No entanto, é justamente em momentos como esse que precisamos buscar inspiração para fazer diferente e buscar as nossas “estrelas”.

Para isso, é preciso (re)conquistar a estrela da confiança. Temos uma capital com potencial econômico a ser explorado. É preciso redescobrir e retomar a nossa identidade, oferecendo o melhor para aqueles que aqui se hospedam – seja no âmbito de eventos turísticos ou de negócios.

Para tal, é fundamental não perder de vista a estrela da união que torna o fardo mais leve. Quando os setores estão unidos, fica mais fácil pensar em soluções que auxiliem a transpor a crise.

Também é preciso atentar para a estrela da qualidade. Recessão econômica que pode ser a causa de deixarmos de fazer o nosso trabalho com excelência.

No entanto, em um cenário de poucos investimentos no segmento turístico, se faz imprescindível o uso da estrela da criatividade. Somente com ações criativas é possível encarar a crise de frente e tirar de um momento ruim oportunidades. Equipes criativas se destacam pela qualidade tanto de seu atendimento quanto de suas ações de divulgação e fidelização.

E por fim, só se é criativo de uma forma efetiva se feito uso da estrela da ousadia. Aquela que de fato nos impulsiona a fazer diferente em meio a um cenário em que as perspectivas não são boas. Gestores ousados motivam suas equipes e uma equipe motivada vai muito mais além.

O trabalho é árduo, porém juntos e engajados é possível conquistar uma capital da qual voltaremos a nos orgulhar. Uma Porto Alegre cinco estrelas.