26/03/19

Porto Alegre: tempo de mudança

Porto Alegre completa 247 outonos. Terra que acolheu imigrantes no passado e segue recebendo gente de todos os lugares, a Capital dos gaúchos é universal. É, também, referência em cultura com seus museus, exposições e eventos como a estimada Feira do Livro. A variada gastronomia é reconhecida por todos que visitam a cidade, oferecendo desde o tradicional churrasco até opções requintadas da culinária internacional. Ainda, não há quem discorde que o pôr-do-sol do Guaíba é um belíssimo cartão postal.

Porém, mesmo com tanta beleza e diversidade Porto Alegre fica esquecida pelos viajantes. É uma cidade reservada, que não recebe o devido investimento em turismo, apesar de ser considerada a Capital do Mercosul. Pelo seu potencial econômico, é tida como um importante polo comercial, mas ainda não possui um centro de convenções à altura de receber grandes eventos, por exemplo.

Porto Alegre já demonstrou que sabe receber bem. Prova disso é o resultado de pesquisa realizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur): mais de 90% dos turistas que passaram pela Capital durante a Copa do Mundo de 2014 aprovaram a gastronomia e a hotelaria da cidade. Mas falta engajamento, principalmente da população. Em parar de olhar apenas para as dificuldades e entraves e enxergar o que a cidade tem de bom, ajudar a divulgar nossos atrativos e não os fatores que repelem os visitantes.

O próximo grande evento, também relacionado ao futebol, é a Copa América, que inicia em junho. Mais uma vez receberemos a Seleção Brasileira para um espetáculo em campo. Nada mais justo do que darmos um espetáculo em hospitalidade. Mas para isto acontecer, a cidade precisa ser acolhida pelo setor público e, principalmente, pelos moradores. É tempo de mudar a visão que temos sobre a nossa cidade, olhar com carinho e enaltecer o que temos de bom enquanto seguimos cobrando por melhorias nas áreas que sabemos que estão deficitárias. No seu aniversário e em todos os dias, vamos demonstrar amor pela nossa querida Porto Alegre.