16/03/20

Impactos do coronavírus nos setores gastronômico e hoteleiro

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região vem a público manifestar sua preocupação com a crise gerada pelo avanço do coronavírus e informa que está prestando suporte aos estabelecimentos, no sentido de reforçar as recomendações do Ministério da Saúde quanto às medidas de enfrentamento ao avanço da doença.

Conforme o presidente do SINDHA, Henry Chmelnitsky, tanto a hotelaria da Capital, como o segmento de gastronomia de Porto Alegre e Região já estão sofrendo impacto de 30% em seu faturamento, devido à queda no movimento. “Sabemos da realidade e estamos ao lado da população e do poder público, mas é importante salientar que em um curto espaço de tempo, caso a situação não seja normalizada, o setor precisará tomar medidas que afetarão a empregabilidade. Estamos trabalhando e, como todos, desejando que a normalidade se restabeleça o quanto antes. Porém, esperamos que os governos estadual e federal anunciem medidas de apoio aos setores que movimentam a economia, a fim de evitar danos maiores no longo prazo”, destaca Chmelnitsky. Para o presidente, é preciso buscar junto ao governo alternativas com o objetivo de conter os efeitos negativos, como isenção de impostos.

Ele ainda informa que a entidade está disponibilizando material informativo para que hotéis, bares e restaurantes possam afixar nas áreas de circulação de público, bem como orientando sobre as condutas necessárias neste momento, como disponibilização de álcool gel em áreas comuns e maior rigor na higienização de utensílios utilizados pelos clientes, além de sugerir a possibilidade de fornecimento de material descartável para os clientes que assim o queiram. “Estamos promovendo todas as ações de prevenção que estão ao nosso alcance enquanto entidade de representação do setor, que já sofre os efeitos da crise gerada pelo COVID-19”, finaliza.