25/02/16

Profissionais da gastronomia e hotelaria de Porto Alegre ganham nova edição de curso inédito no Brasil

O projeto, que terá início em maio, prevê 120 horas de atividades nas áreas de ética e cidadania, comunicação, saúde e turismo. Inscrições devem ser realizadas pelo site sindha.org.br/l4b
Diariamente, profissionais de todos os setores precisam tomar decisões
ou lidar com situações delicadas na rotina de trabalho. Saber o que é certo, sob a ótica da ética e cidadania, nem sempre é óbvio. O LAB, resultado da cocriação entre o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e a UFRGS, é um curso de extensão com dinâmica de laboratório, que tem o objetivo formar profissionais capazes de lidar com essas questões vivenciadas no dia a dia.
No LAB, saber agir é mais poderoso do que apenas conhecer”, resume o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, um dos idealizadores do projeto. “A ideia é formar cidadãos aptos a lidar com questões éticas baseada em experiências reais e na troca de vivências. Vai além de uma capacitação profissional convencional”.

No curso, que ocorre na sede do Sindha, em Porto Alegre, o conteúdo é trabalhado por meio da Aprendizagem Ativa, uma prática pedagógica diferenciada que transforma o aluno não apenas em um receptor, mas em um elemento proativo que constrói seu próprio conhecimento.

“Os professores apresentam a situação que irá nortear o encontro, a partir daí a aula é aberta, vai depender da interação dos alunos e de suas experiências profissionais, e até mesmo pessoais”, diz a coordenadora da extensão, professora da UFRGS Ângela de Moura Ferreira Danilevicz.

Aluna do projeto piloto lançado em 2015, Neusa Trapp de Souza, ressalta a transformação promovida pelo curso. “É um curso que rompe com todos os paradigmas. Certamente somos pessoas diferentes agora do que éramos antes das aulas”.

Voltado para associados do Sindicato, o curso tem previsto dois encontros semanais, resultando em 120 horas/aula. Os encontros serão ministrados por um corpo técnico da UFRGS e por convidados. As avaliações não são escritas, são dinâmicas e buscam testar as habilidades dos participantes em situações reais de cotidiano. Cada um dos quatro módulos terá uma avaliação final e uma avaliação geral final.

No final do curso, o aluno apresentará um projeto que deve ser preferencialmente aplicado à realidade da organização do participante. Esse projeto será desenvolvido ao longo dos módulos com assessoria de toda a equipe de Facilitadores. Após as 120 horas/aula, os participantes receberão um certificado da UFRGS.

Todos os colaboradores de associados ao Sindha podem experimentar o LAB, desde que estejam dentro dos pré-requisitos estabelecidos, assim como empreendedores que procuram soluções diferenciadas nas áreas de hospedagem e alimentação. “Nosso público-alvo são pessoas que não buscam na zona de conforto a resolução dos problemas que o mercado apresenta, “conclui Henry. As inscrições devem ser realizadas através do site sindha.org.br/l4b.

UB-008-16-folder curso ext-320x240