02/09/15

Renovado convênio entre Sindha, SHPOA e Secretaria do Turismo do Estado para Observatório de Turismo RS

Foi renovado ao final da tarde da última terça-feira, 1º/09, o convênio entre o Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região – Sindha, o Sindicato de Hotéis de Porto Alegre – SHPOA – e a Secretaria Estadual do Turismo​, Esporte e Lazer ​para a continuidade da parceria no projeto Observatório de Turismo ​RS.

“É através de informações, métricas e estudos que poderemos desenvolver o Turismo do Estado e, assim, contribuir para o nosso setor,” destacou o presidente do SHPOA, Carlos Henrique Schmidt, no evento que reuniu empresários do setor e autoridades políticas do estado no espaço do Sindha na Expointer.

​O acordo prevê a colaboração mútua para o desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul, por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar o monitoramento do setor, o processo de tomada de decisão de gestores públicos e investidores privados na atividade turística do Estado e, em especial, dos meios de hospedagem.

Juvir Costella, secretário Estadual do Turismo, saudou a parceria como um exemplo de ação para o desenvolvimento do estado como um todo. “Através de iniciativas como essa iremos superar a crise que estamos vivemos”.

O secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, também acompanhou a solenidade.

O Observatório de Turismo RS é um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo gaúcho. É uma importante ferramenta estratégica de planejamento, estruturação e promoção da atividade turística, contribuindo diretamente para a formulação de diretrizes que visem à maximização dos resultados do setor.

Por conta do termo de Cooperação, o Sindicato participa, juntamente com outras entidades do trade, bem como de representantes de ensino superior na área do Turismo e Hospitalidade, da Câmara Temática Estudos e Pesquisas, atrelado ao Observatório e ao Conselho Estadual de Turismo, cuja função é o debate e a tomada de decisões sobre os indicadores turísticos gaúchos.