05/08/16

Restaurantes e comércio registram queda no movimento em dia de paralisação na Capital

O dia de paralisação dos servidores estaduais da segurança teve reflexo no setor alimentício e no varejo da Capital nesta quinta-feira. Segundo um levantamento realizado pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha),

os restaurantes registraram queda de aproximadamente 45% no faturamento no período do almoço. No comércio, o percentual de vendas teve queda de 30%.

— O prejuízo não é apenas para o restaurante. O garçom deixa de receber sua gorjeta, o Estado arrecada menos e a economia da cidade como um todo perde — lamenta o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Ainda conforme o sindicato, em algumas regiões, como o Centro, estabelecimentos apontaram perda ainda maior. Um novo levantamento será realizado para acompanhar o impacto das paralisações no movimento noturno.

No comércio, em decorrência do medo da população, 95% dos lojistas afirmaram ao Sindilojas que o fluxo de clientes diminuiu, e 60% dos entrevistados relataram ter sofrido prejuízo financeiro por causa do movimento abaixo da média. Somente 5% disseram que sofreram violência em seu estabelecimento.