04/01/16

Segmento de alimentação prevê queda de 30% no volume dos negócios em Porto Alegre durante o verão.

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) prevê queda de até 30% nos negócios do segmento da alimentação durante os meses de janeiro e fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado.

Conforme levantamento realizado com proprietários de bares, localizados em diferentes bairros de Porto Alegre, alguns empresários planejam, até mesmo, dar férias coletivas e não abrir seus negócios durante esses meses de baixo movimento.

De acordo com o Presidente do SINDHA - Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Henry Chmelnistky, o setor de hospedagem e alimentação vem registrando queda nos negócios nos últimos 12 meses. A categoria representada pelo Sindha perdeu 1.238 postos de trabalho nos municípios em que atua (Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão), como reflexo da crise econômica e do aumento dos custos. Esse número representa uma perda de 2,8% dos postos de trabalho e a tendência é de que este quadro se acentue nos próximos meses.

“Janeiro e fevereiro são tradicionalmente marcados por um decréscimo nos negócios devido à diminuição do público. Em período de recessão como o que vivemos, a tendência é de agravamento dessa expectativa negativa, o que nos preocupa”, afirma Henry Chmelnistky, presidente do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha).

gas