31/10/05

Seminário deu bases para o planejamento

O 1º Seminário de Restaurantes de Porto Alegre (29/09), ação do planejamento estratégico do SHRBS, abordou uma série de tópicos que servirão de base para a elaboração de um planejamento de ações que serão desenvolvidas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Foram trabalhadas questões como custos, compras, legislação vigente, atendimento ao cliente e administração dos negócios.
Segundo a diretora-executiva do SHRBS, Maria Isabel Nehme, o evento permitiu uma aproximação entre os diferentes setores atendidos pelo sindicato, além de ter sido uma oportunidade para os empresários (cerca de 50) expressarem suas expectativas em relação ao trabalho desenvolvido pela entidade. Conforme ela, os principais problemas enfrentados pelos empreendimentos dos ramos de alimentação e hotelaria são o posicionamento no mercado e os impostos. “Os empreendedores precisam conhecer melhor o segmento em que estão inseridos e suas peculiaridades, para que possam obter melhores resultados”, explica.
Maria Isabel também informa que a ocupação dos hotéis e restaurantes está abaixo das expectativas e que o investimento em gestão será uma das alternativas para esta questão. As duas entidades já atuam em parceria na realização do Programa Alimento Seguro, que trabalha as Boas Práticas de Fabricação (BPF) junto a 35 empreendimentos. As empresas recebem consultoria do Sebrae/RS para que possam se adaptar à norma RDC 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).