23/04/21

Sindha apoia criação de grupos de discussão pela saúde da Capital em reunião com a Prefeitura de POA

A pandemia, em decorrência da Covid-19, provocou mudanças em diversos setores da sociedade. Por isso, em reunião na tarde de sexta-feira (23), o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região foi uma das entidades convidadas para falar sobre o tema “Dores e aprendizados da Covid”, encontro com a mediação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, com o objetivo de reunir ideias para a construção de um plano de soluções para o futuro da saúde e de outros setores na Capital.

De acordo com o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, nada melhor do que estudar o que aconteceu para ser possível se organizar para o futuro que está por vir. Após a sugestão da Prefeitura da formação de grupos de discussão, Henry contribuiu dizendo que: “é interessante que estes grupos sejam mistos e com componentes de diferentes áreas, para que se possa trazer todas as sugestões em um seminário final. Acredito que um ouvindo o outro, as coisas se construam com mais profundidade e segurança. Sugiro que o Executivo elenque quais seriam as prioridades a serem trabalhadas para não ficarmos em um universo muito grande e então não render a discussão”.

Para o prefeito de Porto Alegre, este primeiro debate proposto foi muito bem-vindo e trará bons frutos para a Capital. “Vocês podem ter certeza que nós não temos medido esforços, e acho que vocês acompanham isso, para que nossa cidade respondesse a esta tempestade. E foram graças a estas ações coletivas que isso aconteceu. Eu acredito muito no SUS e posso afirmar com responsabilidade que o nosso SUS de Porto Alegre é o melhor do Brasil. Ainda temos muitos problemas no meio do caminho, mas todos estamos trabalhando para que possamos sair dessa tempestade juntos”, afirmou Sebastião Melo.

O foco da reunião foi identificar os obstáculos no âmbito da operação e dar respostas dos serviços públicos de atendimento ao cidadão. Participaram do encontro, também, entidades de diferentes setores como o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS), SENAI-RS, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Comando Militar do Sul, UFRGS, Fecomércio e Sindilojas.