26/03/21

Sindha avalia anúncios de auxílio do Governo do RS: Ainda precisamos de ações estruturantes

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região avalia os anúncios de auxílio financeiro aos setores da alimentação e hospedagem, feitos na manhã dessa sexta-feira (26). A entidade tem feito intensas reuniões e pedidos para que o setor receba ações efetivas de auxílio e incentivo. Para o presidente Henry Chmelnitsky, o anúncio foi um exemplo de sensibilidade, mas ainda são necessárias medidas estruturantes.

"Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado por terem, de fato, se sensibilizado com a nossa categoria. Somos a gastronomia e a hotelaria gaúcha pedindo socorro. Percebemos atitude política para buscar recursos em um estado fiscalmente quebrado, porém precisamos ser sinceros e dizer que ainda é preciso muito mais. Esse anúncio não toca em nosso principal ponto, que é a manutenção de empresas através de ações estruturantes", destaca o presidente.

Chmelnitsky explica que as demissões e os fechamentos permanentes continuarão ocorrendo. "É um anúncio com ação paliativa. Não temos nenhum horizonte de futuro, nenhuma garantia, suporte ou 'respiro' em relação às cobranças fixas ou então ações de incentivo de longo prazo. Esse auxílio não resolve o cenário de endividamento que as empresas estão inseridas para sobreviver. As empresas vão continuar demitindo e quebrando, é preocupante", ressalta.

O Sindha destaca que seguirá agindo junto a deputados e governador do Estado para novas medidas de suporte.