09/04/21

Sindha avalia mudança na liberação da gastronomia como "grande avanço" no RS

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região entende que a decisão do Governo do Estado em ampliar a liberação para a gastronomia foi um grande avanço diante das tratativas e frente à grave crise que o setor se encontra. Agora, estabelecimentos da gastronomia poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados e domingos, somente para almoços.

"Nós entendemos isso como um grande avanço, precisávamos desse fôlego com uma liberação mais flexível, pois é pública a situação delicada em que nos encontramos. É um momento importante para o nosso setor que é, desde o princípio, comprometido com todos os protocolos e com a segurança integral de funcionários, clientes e público geral. Com essa conquista, agradecemos aos importantes interlocutores que nos ajudaram com essa demanda, em especial ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, ao líder do Governo, deputado Frederico Antunes, ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e ao grupo de trabalho como um todo pela sensibilidade e envolvimento com a nossa posição, que é dramática", avalia o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Em atividade intensa desde o início da pandemia, a entidade tem evidenciado a grave crise financeira das empresas que fazem parte do setor - que é, comprovadamente, o mais atingido. "A gastronomia está lutando para seguir existindo. É forte, mas é a verdade. A população precisa olhar, de fato, para esse cenário, ser responsável com os cuidados individuais e coletivos, e se sensibilizar sobre as demissões em grande escala e fechamentos permanentes que estão ocorrendo. É uma crise que afeta a todos. Somos um ecossistema que funciona junto e é por isso que, do nosso lado, seguimos pedindo suporte financeiro estruturante nas linhas de crédito, enquanto reiteramos a importância de que todas as empresas do setor também façam a sua parte na garantia dos ambientes seguros", finaliza Chmelnitsky.