13/11/19

Nota de posicionamento: Sindha declara apoio ao pacote do governo do RS

O Sindha, enquanto categoria proativa, que propõe soluções e encara adversidades de maneira construtiva, declara seu total apoio ao governador Eduardo Leite e sua equipe de trabalho, diante do pacote de reforma estrutural, que, agora, passará por apreciação da Assembleia Legislativa. Entendemos a crise enfrentada pelo Estado como uma imensa barreira que impede nossa economia de girar e sequer injeta na sociedade qualquer ânimo ou vestígios de prosperidade. São em momentos como este que se torna nítida a visão coletiva e o egoísmo evidenciado pelos interesses pontuais. Como podemos esperar por um cenário de índices crescentes quando a preocupação está voltada aos privilégios?

Serão oito propostas envolvendo cerca de 100 regras do funcionalismo, com claras concessões - onde se vê a ampla construção -, porque estamos, sim, diante de um futuro sem outras alternativas a não ser conter despesas de um Estado totalmente afundado na economia do caos.

Esperamos que a apreciação do pacote na AL seja consciente, crítica e, acima de tudo, à altura do que se espera diante da gravidade deste imenso problema fiscal. Todos os setores aguardam, com grande expectativa, pelo momento em que as pautas serão positivas, em que falaremos de investimentos - e não mais em como aplacar contas que não fecham sozinhas. Até lá, somente um grande planejamento como este, concebido de forma séria e em compromisso com a transparência, pode se transformar no início de um caminho menos tortuoso, mais realista e absolutamente necessário.