12/02/16

Sindha desaprova proposta do Executivo para o Piso Regional e alerta para crescimento do desemprego no setor

Entidade considera que aumento pode acarretar em nova onda de demissões. Em 2015 foram extintos, só na capital, dois mil postos de trabalho no setor.

Defendendo o interesse de um setor que emprega cerca de 100 mil pessoas o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) reprova o valor do Piso Regional encaminhado pelo Piratini para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado. Para o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, Executivo levaria em consideração a fórmula do INPC menos o PIB negativo, que não sendo utilizada elevou o cálculo em 1,70%. “Com o aumento de 9,6% o setor corre risco de repetir a onda  de demissões, que já aconteceu em 2015, quando mais de 2 mil postos de trabalho deixaram de existir apenas na cidade de Porto Alegre”  justifica Chmelnitsky.

A categoria de bares e restaurantes já foi penalizada com a mudança de classificação dos empregados, que foram da Faixa I para a II, o que resultou em um aumento de 18,67% no ano passado. “Se aprovado pela Assembleia o novo salário da classe será de R$ 1.129,07, o que é um valor considerável para os 90% da categoria que são pequenas empresas” explica o presidente do Sindha, que destaca ainda que setor vai encontrar dificuldade para fechar os  acordos de convenções coletivas de trabalho neste ano.