29/10/21

Sindha e prefeitura de Porto Alegre mobilizam empresariado por um Centro Histórico mais temático no Natal

Com a proximidade do Natal e a volta das festividades, devido à cobertura vacinal contra a Covid-19, o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e a Prefeitura de Porto Alegre estão se unindo para alavancar as atrações durante o período natalino no Centro Histórico da cidade. Após quase dois anos de distanciamento social e medidas mais rígidas devido à pandemia do coronavírus, a expectativa é que as pessoas busquem desfrutar mais tempo com a família e aproveitar as atrações disponíveis na cidade e, para isso, os setores da gastronomia e da hotelaria terão ações que fortalecerão a ambientação na região.

Para reacender o espírito natalino, o Sindha está estimulando seus associados a entrarem no clima do Natal, com decorações nos bares, restaurantes, lancherias, cafeterias e hotéis para a data. O presidente Henry Chmelnitsky reforça que inserir Porto Alegre na rota turística do Natal no Rio Grande do Sul só tem a fortalecer o setor e a iniciativa é importante para que as pessoas se motivem com a magia desta época. “Tudo é construído em conjunto, onde cada um faz a sua parte e temos um resultado muito bom. Fomos convidados pela Prefeitura para endossar essa ação e já estamos nos mobilizando junto ao setor. Cabe a nós, empresários que apostamos diariamente no Centro Histórico, colaborar para que essa ação possa gerar ainda mais confiança, com as pessoas passeando por uma região bonita, atrativa, acolhedora e com segurança”, destaca.

Entre os projetos destacados pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos e que serão promovidos neste ano estão espetáculos ao ar livre no trecho um da orla do Guaíba, projeções natalinas no prédio da Usina do Gasômetro e a criação de um “caminho do Natal”, com decorações e eventos espalhados pela Capital. O secretário Cezar Schirmer acredita que a data pode ser o começo de uma nova dimensão para Porto Alegre na área de atrativos e atividades, principalmente no Centro Histórico. "A experiência de passar por uma pandemia é um processo traumático. Proporcionar para as pessoas a possibilidade de irem para a rua, caminhar em um ambiente de segurança e ocupar uma parte do espaço urbano tem um significado muito especial”.

Os eventos promovidos pela prefeitura devem acontecer nas sextas, sábados e domingos, e se estender além dos horários habituais. Com eles, o setor de hospedagem e alimentação também deve ser fortalecido, com o aumento da procura de pessoas que queiram passar mais tempo no Centro de Porto Alegre e desfrutar dos espaços urbanos e espetáculos natalinos.