13/08/21

Sindha entrega demanda do Centro de Eventos de Porto Alegre ao Ministro do Turismo

Na manhã desta sexta-feira (13), o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região participou da primeira visita do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu no Mercado Público de Porto Alegre e, durante a agenda - proporcionada pelo prefeito Sebastião Melo -, o presidente Henry Chmelnitsky entregou um estudo feito pelo Sindha, junto à KPMG, de viabilização do Centro de Eventos de Porto Alegre, projeto fundamental para acelerar a economia da cidade.

Essa foi a principal pauta apresentada pelo presidente do Sindha e pelo presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt: tirar o Centro de Eventos do papel. O projeto tramita há anos e através dele seria possível captar eventos, movimentando o turismo e, consequentemente, a gastronomia e a hotelaria gaúcha. "O ministro nos assegurou que está nas metas dele criar essa situação de reativação econômica. Acreditamos que o projeto vai sair do papel e Porto Alegre precisa disso. Temos também o apoio da Prefeitura neste desafio, o que é fundamental. É uma luta antiga e não vamos desistir, esse espaço precisa existir para que toda a cadeia econômica também se movimente junto com ele. O Sindha é incansável nessa busca e é justamente por isso que desenvolvemos, de forma proativa, este estudo, que permite entender como é possível, sim, criarmos este espaço por aqui", destaca o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Os setores de turismo, alimentação e hotelaria estão entre os mais afetados pela pandemia do coronavírus. Desde então, o Sindha vem atuando para fortalecer e auxiliar os empresários a superar o momento de turbulência, com pautas que atingem toda a sociedade. O estudo em questão, elaborado pelo Sindha, apresenta a visão geral do mercado de eventos no Brasil; os cenários de eventos em Porto Alegre, dos Centros de Convenções no Brasil e dos Centros de Convenções de Porto Alegre; o benchmarking internacional; e uma análise completa para implantação do espaço.

A passagem do Ministro Gilson Machado por Porto Alegre foi curta. Em sua fala, nas dependências do Mercado Público, ele ressaltou a importância do setor para a economia. "Os eventos fazem parte da história do turismo e, por isso, temos que resgatar o Centro de Eventos e inserir junto à iniciativa privada. A função do governo é 'desatrapalhar' os empresários porque são eles que geram empregos", salientou.