22/06/21

Sindha Experience apresenta o Cais Embarcadero como case de sucesso em meio à pandemia

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul promovem uma nova edição do Sindha Experience, projeto de eventos online com convidados de diferentes áreas. O tema da vez foi a novidade do momento em Porto Alegre: o Cais Embarcadero. Empresários envolvidos no empreendimento contaram suas experiências e bastidores do desenvolvimento do negócio, além dos desafios superados.

O presidente do Sindha e mediador da conversa, Henry Chmelnitsky, iniciou parabenizando os empresários e destacando a coragem de investir em meio a um período tão desafiador, especialmente para o segmento de eventos e gastronomia. “Atitudes empreendedoras como essa transformam a Capital e o RS”, definiu Henry. A presidente do BRDE, Leany Lemos também acompanhou a conversa.

Eugênio Corrêa, sócio-diretor regional da DC Set Promoções e um dos idealizadores do projeto, iniciou o bate-papo fazendo um apanhado histórico, desde que a área passou a ser cogitada para receber o público até o momento em que foi definido que o Embarcadero seria “uma espécie de show room para o restante do projeto todo que envolve a área do Cais”.

“O Embarcadero foi um sonho que surgiu há cerca de 10 anos, quando houve a licitação do projeto, que acabou passando por diferentes governos. O governador Eduardo Leite, em ação extremamente proativa, acreditou na DC7 e na Tornak, viu que eram empresas realizadoras e com capacidade e apoiou firmemente”, destacou Eugênio.

Ao resumir o que fez o empreendimento sair do papel para a realidade, Eugênio frisou: “Escolhemos os parceiros a dedo, estudamos muito e conseguimos colocar em prática. Mas não foi pensando na matemática. Hoje o empreendedor tem que colocar alma e coração no que faz, do contrário, não vai pra frente”.

“O amor que as pessoas têm pelo Guaíba e pelo Cais está sendo novamente estimulado”

Carla Tellini, CEO e Head Criativa do Grupo Press Gastronomia e Diversão, falou sobre o impacto positivo do empreendimento para a cidade, especialmente neste momento tão difícil. “Todos os porto-alegrenses carregam a inquietação de perceber que a cidade e desenvolveu de costas pro Guaíba. O projeto entregou verdade aos empresários e a gente entrega verdade em cada operação. Muita gente duvidou que daria certo, num período tão cheio de incertezas. Cheguei a ouvir que era louca de investir, mas em nenhum momento exitei e agora vemos um lugar com uma atmosfera única, e o resultado é a emoção de cada um dos operadores envolvidos”, descreveu a empresária. Ela ressaltou ainda que o mix do Embarcadero é perfeito e as operações se complementam.

Já Nelson Ramalho, diretor da MuleBule, reforçou o engajamento dos empresários envolvidos, que fez toda a diferença para o sucesso do negócio. “Tivemos inúmeras situações difíceis, mas todos se mantiveram engajados. Não é só um empreendimento comercial, mas um marco de resistência. É a mensagem do setor de gastronomia, turismo e eventos da nossa necessidade de manter os negócios de pé e a vontade de fazer acontecer”, pontuou.

Henry finalizou a conversa destacando que o Cais era desejado pela população e o projeto era cogitado há muito tempo, mas nenhum movimento foi tão legítimo e resiliente como o que enfim colocou o empreendimento em atividade. Atualmente o Embarcadero conta com 17 operações ao todo, entre restaurantes, lojas e foodtrucks e tem mantido boa frequência de público desde a abertura há pouco mais de um mês – o espaço, que comporta até 19 mil pessoas, chegou a receber cerca de cinco mil em um único dia.

O Sindha Experience, que iniciou no mês de maio e segue até dezembro, conta com um evento online por mês, sempre com personalidades que dominam temas relacionados ao turismo, hotelaria e gastronomia, compartilhando experiências e levantando insights para inspirar o público, que pode acompanhar tudo ao vivo pelas redes sociais do Sindha.