27/07/21

Sindha Experience destaca as ações de fortalecimento do turismo em Porto Alegre

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul promoveram mais uma edição do Sindha Experience, projeto que traz convidados de diferentes áreas para falar dos desafios e inovações empresariais. O evento online, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sindha, ocorreu nesta segunda (26) e apresentou como tema “TURISMO: a construção de estratégias para o fortalecimento da economia em Porto Alegre”.

A presidente do BRDE, Leany Lemos, abriu o encontro destacando que o debate, neste momento de retomada das atividades econômicas, é extremamente relevante. “Alguns setores foram mais afetados que outros e, portanto, a retomada é ainda mais urgente e mais estruturada. Hoje estamos otimistas com o avanço da vacinação e para este segundo semestre em especial”, destacou Leany. Ela citou alguns dos incentivos que o Banco tem ofertado para o segmento do turismo: “criamos uma linha específica para a economia criativa, com liberação de mais de R$ 15 milhões. Dispomos R$ 100 milhões somente para o RS, para serem investidos ainda neste ano através do programa BRDE Turismo".  Há ainda recursos provenientes também de captações internacionais, segundo a presidente, que podem ser aplicados na área.

Logo após o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, passou a palavra à coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE-RS, Amanda Paim,  que falou sobre o plano que vem sendo construído pelo SEBRAE junto à Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, Sindha, Convention Bureau, Sindilojas e Pacto Alegre. “Turismo é uma pauta coletiva, que precisa ser trabalhada em conjunto. Temos o desafio de mudarmos o status do turismo em Porto Alegre, dar um passo à frente”, frisou. Amanda contou que este ‘núcleo duro’ está planejando ações consistentes para fomentar o turismo na cidade, a partir de um plano estratégico: “já mapeamos quem é o turista da cidade e estabelecemos objetivos de governança, produto e divulgação, a partir de workshops. Avaliamos cases de sucesso, como Porto de Galinhas e Buenos Aires, que têm um trade aquecido e reconhecida parceria público-privada, além de pensar como explorar melhor a divulgação da cidade, a partir de uma marca”.

O presidente do Sindha salientou que a entidade está motivada com o plano: “acreditamos que esse é um passo importante. Temos boa estrutura de hotelaria e eventos, mas sabemos que podemos alavancar o turismo de lazer e não somente o de negócios. Ensinar o porto-alegrense a curtir Porto Alegre, desfrutar novas experiências”.

O secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, também comemorou a iniciativa. “Temos uma grande oportunidade de potencializar tudo que a cidade pode ofertar. Precisamos resgatar o que tínhamos no passado, o amor pela Capital. Enxergar o turismo não só para negócios, futebol ou questões de saúde, mas um lugar para estar, uma cidade para quem é de fora e para quem mora nela. Temos riquezas arquitetônicas que poucas capitais no país possuem, precisamos ressaltar o que Porto Alegre tem de bom”, afirmou.

Revitalização do Centro Histórico entre ações prioritárias

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, exaltou a sincronia entre os envolvidos na elaboração do plano estratégico. “A pandemia fez o estado e a prefeitura olharem com mais atenção para o turismo. Com certeza esse esforço conjunto apontará ações assertivas. É hora de provocar o cidadão a conhecer melhor sua própria cidade, além de pensar como atrair mais turistas”, destacou. Ele citou a revitalização do Centro Histórico da Capital como uma das iniciativas prioritárias para o governo municipal: “ao longo dos anos a área se degradou, mas precisamos repensar a ocupação dos espaços na região”.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre e diretor de inovação da UFRGS, também participou do encontro e acrescentou: “queremos uma cidade agradável, que receba bem e gere experiências. Precisamos entender Porto Alegre como um portal para todo o estado, com diversidade de atrações. Hoje o público quer uma boa experiência digital, facilidade de acesso, mas também a certeza do bom atendimento presencial”.

O presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre e região – SHPOA -, Carlos Henrique Schimidt, argumentou que há muito tempo se fala sobre a revitalização do Centro Histórico, mas houve pouca evolução nos últimos anos. “Sabemos que esse é um passo fundamental, é o nosso cartão de visitas e se quisermos avançar com certeza isso precisa ser prioridade”.

A íntegra do encontro pode ser conferida nos canais do do Sindha no Facebook e YouTube: facebook.com/sindhaoficial e youtube.com/c/sindhaoficial. A próxima edição do Sindha Experience será realizada no mês de agosto.